Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 17:05
- publicidade -
InícioSociedadeAbaixo assinado por aumento do horário das festas

Abaixo assinado por aumento do horário das festas

-

A Comissão de Festas de Gaeiras entregou um abaixo-assinado, com mais de 300 assinaturas, na Câmara de Óbidos, a pedir a revisão horária da licença de ruído das festas populares no concelho. Os elementos desta comissão estiveram também na Assembleia Municipal, de 16 de setembro, onde deram conhecimento do “encerramento consecutivo” pela GNR dos festejos em honra de Nossa Senhora da Ajuda “imediatamente após as 3h00 da manhã”. Referem que a festa é um dos principais cartões de visita da freguesia, que ao longo dos anos tem mobilizado centenas de voluntários e contribuído para diversas causas, como a construção do Pavilhão e sede da Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense, da Igreja Paroquial, a recuperação do moinho, a troca de telhado em amianto do Pavilhão ou a aquisição de viaturas para serviço público. Os “festeiros” queixam-se da falta de condescendência das autoridades e pedem para aumentar o horário do licenciamento de ruído para as 5h00, apenas às sextas e sábados.
“O encerramento das festas populares às 3h00 condiciona não só o seu crescimento como a receita. Este ano nas Gaeiras os valores de faturação rondavam os 3 mil€/hora, o que se traduzia em 6 mil €/dia se fosse possível os mesmos terem ocorrido até às 5h00”, referiu Nuno Rocha, porta-voz da comissão.
O presidente da Câmara garantiu que o licenciamento das festas foi concedido, para todas as festividades, até às 3h00 da manhã e ficou de equacionar o pedido, que considera “justo” e reconhece que pode “fazer a diferença entre o prejuízo e o lucro” de uma festa. “Estamos sensíveis para ajudar mas, mesmo que seja definida a licença até às 5h00 da manhã, as autoridades podem atuar caso exista alguma reclamação sobre ruído excessivo provocado pelo arraial”, avisou Filipe Daniel.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.