SUV compacto da Hyundai mostra-se uma boa escolha para quem se pretende iniciar no mundo dos automóveis eléctricos. Promete uma autonomia superior a 400 quilómetros com carga máxima na bateria, o que se nivela com o “irmão” a gasolina. Estabilidade em estrada e a entrega de potência com o pedal direito a fundo são outros trunfos a ter em conta na proposta da marca coreana
O lançamento internacional do Kauai Electric, em 2018, mostrou que a Hyundai está comprometida em ser uma das referências do mercado também nos eléctricos. Com esta proposta, a marca aproxima-se dos clientes convencionais e argumenta com a autonomia.
A versão que testámos, cortesia do concessionário Auto Júlio, possui uma bateria de 64Kw, que anuncia autonomia próxima dos 450 quilómetros no novo ciclo de testes WLTP, que utiliza dados de conduções no “mundo real”.
Uma autonomia que o coloca a par com as melhores ofertas do mercado de eléctricos, mas também a par com o Kauai de motor térmico a gasolina.
A estética exterior não é muito diferente do modelo a combustão. A grelha fechada e as jantes que favorecem a aerodinâmica são as diferenças mais óbvias. De resto, o Kauai Electric mantém todo o seu ar jovem, dinâmico e esguio das versões de combustão.
NO INTERIOR
Já no interior, a mudança na consola central ajuda a diferenciar a versão electrificada. Destaca-se a ausência total do manípulo na consola central. A selecção dos modos parque, conduzir e marcha atrás é realizada por botões na consola central, solução que até ajudou a ganhar mais um espaço de arrumação. O modelo eléctrico ganhou também um ecrã táctil do sistema de info-entretenimento de maiores dimensões.
Para um SUV compacto, o modelo apresenta bons níveis de espaço e uma posição de condução elevada, muito apreciada neste tipo de automóvel.
O sistema de informação no cockpit é de fácil leitura. Aqui reside outra diferença em relação aos modelos a combustão, uma vez que os mostradores analógicos dão lugar a digitais. De fácil leitura e utilização é igualmente a panóplia de comandos no volante e periféricos, cujas funções são facilmente decoradas graças à sua boa distribuição.
CONDUÇÃO
O Kauai Electric é um automóvel agradável de conduzir, mas cuidado com a força que se aplica no acelerador.
Um dos aspectos mais impressionantes do conjunto motriz é a potência e capacidade de aceleração. Quando se pisa a fundo, mesmo em andamento, só o controlo de tracção impede as rodas de patinarem.
No entanto, é fácil manter o conjunto com um comportamento civilizado. O Kauai rola de forma confortável e segura, graças ao baixo centro de gravidade e de uma boa suspensão.
As patilhas por detrás do volante são uma solução simples e engenhosa de gerir a utilização da bateria. As patilhas, por norma associadas ao comando de caixas sequênciais, comandam o nível de regeneração da bateria em desaceleração.
Cumprimos 90 quilómetros, em auto-estrada, cidade e estrada aberta incluindo planos inclinados e percursos sinuosos, e obtivemos um consumo médio de 12,5 kwh por 100 km, o que daria, com a carga completa, para cumprir 500 quilómetros.
A Hyundai anuncia preço de entrada nesta versão mais musculada nos 46 mil euros, mas existe a possibilidade de equipar o Kauai Electric com um motor de 100Kw (136 cavalos) e uma bateria de 39KWh, que reduzem o preço de modo a garantir que o Kauai se aplica aos apoios do Estado para viaturas eléctricas, com cerca de 250 km de autonomia.
B.I
Hyundai Kauai Electric
Versão testada
Motor: Eléctrico
Potência: 201 cv (150 kW)
Binário: 305 Nm
Bateria: 64 kw
Carga rápida: 54 minutos
Autonomia: 449 (WLTP)
Preço de entrada: 46 700 €