O final do segundo semestre na Escola Josefa d’Óbidos terminou, na passada sexta-feira, com a degustação de um bolo gigante feito pelos próprios alunos.
Este ano a direcção da escola lançou o repto aos professores para que vissem os talentos das turmas e os partilhassem.
A ideia nasceu uma semana antes e José Manuel Nascimento, director de turma do segundo ano do curso de Educação e Formação de Cozinha, incentivou ou alunos a recriar a própria escola, em formato comestível.
A ideia agradou e os 13 jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, lançaram mãos à obra e desenvolveram o projecto desde a planta à confecção da pastelaria.
O resultado foi um bolo com uma dimensão de quatro metros quadrados, na sua maioria comestível. Os blocos de aulas são feitos exclusivamente em bolo e as árvores que ornamentam o jardim da escola foram feitas com pau de canela, tronco de alfazema e massa pan em forma de folhas.
Apesar de gostar mais de trabalhar em cozinha, João Gomes abraçou esta ideia com agrado, visto tratar-se de uma experiência nova. “Trabalhar em conjunto deu origem a muitas ideias, cada qual tinha a sua opinião, mas conseguimos conjugá-las todas”, disse, contente com o resultado.
Já Sara Jesus não podia ter gostado mais da sugestão. É uma das duas raparigas do curso e a sua vocação é a pastelaria. “Para quem vê parece fácil, mas é muito complicado de fazer”, disse a jovem, que trabalhou activamente neste desafio, com os seus colegas, durante três dias.
As directrizes foram dadas por Samuel Sousa, formador de prática simulada de cozinha. O chef destaca o empenho dos seus alunos e, também a paciência, sobretudo ao nível da decoração.
“Permite-lhes sair um pouco da rotina da gastronomia tradicional”, explicou, acrescentando que o bolo (pão-de-ló com calda de açúcar e cobertura de chocolate) pesava perto de 30 quilos.
Estes 13 jovens preparam-se para, a partir de Junho, ir estagiar em diversas unidades hoteleiras de Óbidos e Peniche. É o quarto curso de cozinha leccionado na escola, que possui ainda os cursos profissionais de empregado de mesa, técnico de informático e bombeiro.