Apresentação da iniciativa teve lugar na passada sexta-feira

A interacção entre várias realidades, a promoção do perfil pessoal e profissional e, no limite, o sucesso escolar, é o objectivo do projecto Oeste Educa +. O protocolo entre a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e os representantes
de vários agrupamentos foi assinado a 28 de Fevereiro

A OesteCIM e diversos agrupamentos de escola da região juntaram-se para a criação de um consórcio, denominado Oeste Educa+, que tem por objectivo agilizar o processo de organização das mobilidades, em diversos países, garantindo a preparação cultural e o bom enquadramento nos países de acolhimento. O protocolo de parceria foi assinado pelos diversos intervenientes, na passada sexta-feira, tratando-se da primeira vez que esta Comunidade Intermunicipal dinamiza um projecto Erasmus para a comunidade educativa.  Pedro Folgado, presidente da OesteCIM, explicou na apresentação do projecto, que é “importante que as pessoas conheçam outras realidades e a confrontem com a sua”, destacando a mobilidade não só de alunos, mas também de pessoal docente e não docente, directores escolares e coordenadores. Actualmente há quatro países de destino para as candidaturas de mobilidade que sejam apresentadas para pessoal ligado à escola pública: Espanha (Barcelona), Reino Unido (Worthing), Finlândia (Helsínquia) e Alemanha (Berlim).
“O que se pretende é a interacção entre várias realidades e a promoção do perfil pessoal e profissional de cada um e o aumento dessas capacidades pedagógicas e profissionais no que diz respeito à educação e, no limite, o sucesso escolar”, explicou o também presidente da Câmara de Alenquer.
Pedro Folgado destacou ainda que os 12 municípios do Oeste estão bastante empenhados em que haja mais conhecimento, saber e melhor educação e que houve da parte das escolas um envolvimento muito grande.
O objectivo desta parceria é, ainda, o de ser capaz de construir um consórcio que não termina com o programa, mas que se manterá, partilhando saberes, experiências e necessidades, bem como a consciência de que a mobilidade é cada vez mais determinante e necessária para aumentar a qualidade do ensino e aprendizagem.
A primeira saída de docentes está prevista para Barcelona entre 19 e 25 de Abril de 2020. Contudo, e por uma questão de cautela, a OesteCIM irá questionar as entidades, nomeadamente o Erasmus, no sentido de perceber da segurança desta mobilidade por causa do corona vírus. Caso não estejam garantidas as condições, esta será adiada, explicou o responsável.

Mobilidade para 300 alunos em preparação

Entretanto, a OesteCIM está também a preparar um projecto de mobilidade para cerca de 300 alunos.
Os municípios consideram que a educação é um pilar importante para os territórios da região, tendo feito várias acções e abordado temáticas, nomeadamente de combate ao insucesso escolar, como é o caso do projecto Aluno ao Centro, que está a decorrer em cada município.  “Tem sido um esforço da nossa parte de implementação dessa política, com apoio de fundos comunitários e orçamentos municipais”, reconheceu o responsável. Pedro Folgado referiu ainda que a comunidade intermunicipal tem vindo a trabalhar a antecipação do sistema de necessidade de qualificações para quando chegar ao Estado central, já ter identificadas as necessidades de qualificação. “Somos das poucas CIM que fazem esse processo de articulação dos territórios, para que não haja duplicação”, referiu. Nesta primeira fase aderiram a este consórcio as seguintes entidades: Externato Cooperativo da Benedita (Al–cobaça), Agrupamento de Es–colas da Abrigada (Cadaval), Agrupamento de Escolas Da–mião de Goes (Alenquer), Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (Bombarral), Agrupamento de Escolas Raul Proença (Caldas da Rainha), APEPO (Caldas da Rainha), Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha), Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente (Lourinhã), Agrupamento de Escolas de Peniche, Escola Secundária de Peniche, Agrupamento de Es–colas da Atouguia da Baleia, Agrupamento de Escolas Joa–quim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço) e Agrupamento de Escolas Madeira Torres (Torres Vedras).