Finalistas da EHTO terminam curso com “Ferro e Fogo”

0
308

Um jantar ao ar livre, totalmente confecionado com recurso ao fogo proveniente da madeira, foi a proposta da turma

Um pote a arder numa fogueira à entrada dava o mote e, nos claustros da escola, vários bidões convertidos em grelhadores foram utilizados pelos alunos finalistas do curso de Gestão e Produção de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) para confecionar um jantar ao ar livre. Apelidado de “A Ferro e Fogo”, o repasto, que decorreu na noite de 3 de fevereiro, juntou mais de quatro dezenas de comensais que, durante cerca de três horas, saborearam desde lascas de bacalhau fumado, a camarão grelhado, atum braseado, polvo grelhado ou porco Malhado de Alcobaça grelhado, em deliciosas receitas. Também a sobremesa foi feita com recurso ao fogo, utilizado para defumar o gelado, que acompanhou a pêra Rocha do Oeste.
A ideia do evento começou a ser delineada em outubro do ano passado, mas a pandemia alterou o projeto inicial, que teria capacidade para 200 pessoas e que, além do jantar, previa a realização de workshops, bancas com produtos, uma batalha de cozinha e um espetáculo.

“Este é o resultado final de um projeto iniciado com o chef Luís Tarenta na disciplina de Desenvolvimento de um Produto, em que a turma fez pesquisa e tentou desenvolver uma forma de confeção à base do fogo”, explicou a coordenadora de Restauração e Bebidas da escola, Marisa Rosa.
“O objetivo é desenvolver este tipo de gastronomia à base do fogo, pode ser uma cozedura lenta num pote de ferro, como faziam os nossos avós, ou assar uma peça de carne de forma mais demorada”, exemplificou.
Os alunos tiveram de contactar empresas, sobretudo locais, para pedir patrocínios e as receitas foram adaptadas ao fogo e à forma prática de poderem ser confecionadas, explicou Fábio Duarte, delegado de turma e um dinamizadores do projeto. O formando, de 37 anos, que estagiou em Cascais e que agora se prepara para ir trabalhar no restaurante da família na Nazaré, mostrou-se satisfeito pela forma como decorreu o evento e, sobretudo, com a solidariedade que tiveram de colegas de outras turmas. Para além da turma de Gestão e Produção de Cozinha (GPC) nível 5, juntaram-se colegas do primeiro semestre de GPC e também um aluno de Técnicas de Cozinha e Pastelaria do segundo semestre. A trabalhar com os alunos estiveram também os formadores Marisa Rosa, Tiago Costa e Ricardo Ferreira, que no final não deixaram de desejar felicidades aos jovens que agora se preparam para integrar o mundo do trabalho.
“Há um empenho da nossa parte para que façam bem e vocês respeitam isso. Que este seja um exemplo no vosso percurso profissional”, destacou o formador e chefe de cozinha.

Dar uma experiência ao cliente
Também Milene Parreira, de 23 anos e natural de A-dos-Francos, partilhou o sentimento de felicidade com o sucesso do evento,
“Foi experiência incrível porque conseguimos mostrar a confeção das proteínas, empratar e dar a experiência ao cliente”. resumiu ao final da noite. A jovem, que se prepara para ir estagiar para um restaurante no Algarve, enalteceu, ainda, o trabalho dos colegas que criaram os grelhadores a partir de bidões que cortaram ao meio e fundiram ferro para fazer os suportes e também as grelhas.
Presente no evento, o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vítor Marques, realçou o empenho e qualidade dos eventos que a escola realiza, bem como o espírito de solidariedade vivido entre os alunos.
O autarca enalteceu, ainda, a “forma criteriosa” com que as “refeições são feitas, procurando também envolver parceiros locais, sejam de vinhos ou de carne, e enaltecendo também a qualidade que temos na nossa região”.
No final, os comensais avaliaram os alunos através de um inquérito a que tinham acesso através do QR Code da ementa.