
Depois de ter estado vedado durante algumas semanas, o parque de estacionamento atrás do Chafariz das 5 Bicas, propriedade do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), voltou a ser utilizado para estacionamento ao fim-de-semana. De recordar que há vários anos que a Câmara das Caldas e a direcção do Centro Hospitalar preparam um protocolo para a utilização daquele espaço, ao fim-de-semana, por autocarros turísticos, e que parece estar só agora em “fase final de negociações”.
A falta de estacionamento no centro da cidade, e a paragem em transgressão dos autocarros de turismo (com visitantes para a Praça da Fruta) na Rua Diário de Notícias e na Dr. Leonel Sotto Mayor, levou a Câmara das Caldas a negociar com o CHO para a utilização do parque de estacionamento atrás do Chafariz das 5 Bicas. As negociações já duram há vários anos e, de acordo com a presidente da direcção do CHO, Elsa Baião, o protocolo encontra-se agora em “em fase final de negociação”.
A responsável recorda que aquele parque de estacionamento é para “utilização exclusiva dos doentes que acorrem ao Centro Hospitalar, familiares, visitas, e funcionários da instituição”. Explica ainda que recentemente foi reorganizado o seu horário de funcionamento, com o intuito de evitar o estacionamento indevido por parte de pessoas exteriores ao centro hospitalar, aumentar a disponibilidade de lugares e permitir uma normal circulação de ambulâncias e de veículos de cargas e descargas.
Já em Outubro de 2016, a Câmara das Caldas aprovou, por maioria, o projecto de alteração do parque de estacionamento junto ao Chafariz das Cinco Bicas, tendo em vista o estacionamento naquele espaço de autocarros de turismo, durante os fins-de-semana e feriados.
O documento, elaborado pelo Gabinete de Planeamento do CHO, prevê a cedência à autarquia da área de estacionamento dos funcionários para autocarros, por um período de cinco anos, renovável, exclusivamente aos sábados e domingos. A Câmara terá que proceder às obras em redor do Chafariz das 5 Bicas de modo a permitir a entrada e saída dos autocarros e à pintura do estacionamento e respectiva sinaléctica, inclusive da obra de Ferreira da Silva. Cabe-lhe também garantir a circulação de pessoas com mobilidade reduzida, colocar iluminação pública ao redor do chafariz e no Jardim de Água, e garantir a segurança no local.
A solução encontrada tornaria possível o estacionamento de seis autocarros de turismo, durante o fim-de-semana e feriados, mantendo ainda uma capacidade de estacionamento de 13 viaturas em paralelo.
De acordo com a vereadora Maria da Conceição Pereira, “estão a ser ultimados” os pormenores da proposta de protocolo que estabelece um conjunto de acções de colaboração entre o CHO e o município caldense. “Depois de aprovado por ambas as partes e pela tutela entrará em vigor”, conclui.
O problema é que o processo tem vindo a arrastar-se no tempo e, com as obras na cidade e a quadra natalícia que traz muitas pessoas às Caldas, as dificuldades com o estacionamento vão-se agudizando. Igualmente aos fins de semana o espaço era utilizado pelos automobilistas, situação que foi interrompida há semanas, sem aviso prévio. Contudo, no passado fim de semana, já estava novamente em utilização pelo público ao fim de semana e enquanto não são feitas as obras para a utilização pelos autocarros de turismo.








