8 dicas para ter sucesso com o seu espaço de e-commerce

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Criar lojas online é uma das formas de obter rendimentos nos dias de hoje. Ainda assim, considerando a grande concorrência deste meio, torna-se necessário explorar as melhores dicas para garantir o sucesso do seu espaço de e-commerce. Venha conhecer 8 dicas que podem ajudá-lo com este processo.

A facilidade de criar uma loja online é, nos dias de hoje, muito maior do que era. Ainda assim, isto não significa que não existam fortes constrangimentos e dificuldades no mundo do e-commerce.
O crescimento internacional – na ordem dos 23% – que este meio sofreu ao longo do ano 2018 é demonstrativo do aumento gradual mas inegável no número de espaços comerciais que utilizam a Internet para a venda dos seus produtos.
O grande aumento no número deste tipo de espaços comerciais online faz com que aumente, também, a concorrência efetiva que os seus empreendedores sentem, o que dificulta o encontro entre as novas marcas e os seus públicos-alvo.
A permeabilidade no setor do e-commerce é, de facto, cada vez menor e, por isso mesmo, saber como criar e implementar as melhores estratégias – nomeadamente ao nível de criação, gestão e promoção das marcas – é cada vez mais importante.
Entre os muitos aspetos a considerar para garantir o encontro com o cliente e a melhoria das vendas encontram-se elementos relacionados com a própria identidade da marca, com o web design, com o contente marketing e também com a interactividade e as tendências.
Embora não exista uma fórmula mágica para garantir o sucesso, a verdade é que com algumas dicas, se torna mais provável conseguir o êxito que se deseja.

 

Dica 1: Aposte numa identidade forte

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O momento de definir a identidade da marca faz toda a diferença na obtenção do sucesso, já que os elementos que constroem a identidade de uma empresa são aqueles que a tornarão visível, interessante e reconhecível pelos públicos.
Escolher um bom nome para a sua loja, garantir que esta tem um logótipo apelativo e um slogan memorável é uma parte do processo que pode ajudar a garantir que a sua marca se destaca das demais e consegue permear o mercado atual, apesar de este estar saturado.

Dica 2: Perca tempo a estruturar o negócio

Pensar questões como o tempo que tem para investir no seu negócio ou qual o investimento inicial que está disposto a colocar pode ser fulcral para definir a estrutura do seu negócio.
Existem várias formas de estruturar este tipo de espaço comercial e saber qual é o mais adaptado a si pode ajudar na conquista do sucesso.
Um exemplo, para quem não tem fundos para fazer um grande investimento inicial ou o tempo para dedicar à gestão logística, será optar por um sistema como o Dropshipping.

Dica 3: Crie conteúdos de qualidade

O cliente privilegia o conteúdo e, por isso, todos os aspetos relacionados com os conteúdos de um site de vendas online são importantes.
Além da qualidade dos produtos, deve ter atenção à linguagem, garantir que esta é fluída e livre de erros ortográficos ou gramaticais. Evite ainda frases longas ou confusas.

Dica 4: Publicite o seu espaço

Hoje em dia, para conseguir permear o mercado, é essencial a colocação de anúncios, já que a Internet alberga uma quantidade imensa de espaços de e-commerce.
Aproveite os anúncios da Google ou as publicações patrocinadas das redes sociais para obter uma maior visibilidade junto dos seus potenciais clientes.

Dica 5: Atente ao design

O aspeto, a nível visual, do seu site é importante. Os clientes privilegiam os sites apelativos e simples, que permitam uma navegação mais intuitiva.
Tenha ainda o cuidado de garantir tempos curtos de carregamento. Estudos indicam que 40% das pessoas não aguardarão mais do que 3 segundos pelo carregamento de uma página, sendo importante garantir que o site permite este tipo célere de navegação.

Dica 6: Tenha um site adaptado a mobile

Os clientes também privilegiam os sites que dão para utilizar com facilidade nos seus dispositivos móveis.
Aposte numa versão mobile da sua loja online para garantir que cativa este tipo de consumidor.

Dica 7: Crie os “Termos e Condições” do site

É provável que pense que ninguém lê esta secção e, provavelmente, até está certo! Ainda assim, os consumidores apreciam que todos os termos estejam estipulados, principalmente no que diz respeito às políticas para devolução ou troca de produtos, tempo e método de entrega e custos de envio.
Uma secção bem estruturada de “Termos e Condições” fará com que o cliente confie mais no site, demonstrando profissionalismo, rigor e transparência.

Dica 8: Abra canais de comunicação

É muito importante que o cliente consiga entrar em contacto consigo, pelo que a criação de espaços de chat ou o fornecimento de um email é fulcral.
Mantenha os canais de comunicação abertos e verá que o sucesso será mais simples de obter.

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