
Os sete mil metros quadrados do recinto de exposições da Exposte estão por estes dias lotados com muitas, e algumas delas enormes, construções em Lego. Há um pouco de tudo. Há locais emblemáticos da região, como o edifício da Câmara das Caldas, a Rainha D. Leonor, um enorme set que é uma cidade composta por edifícios de várias cidades portuguesas, ou uma mesa que junta a Torre Eiffel de Paris, a Opera de Sidney, o Taj Mahal e a Tower Bridge de Londres. Há um corredor dedicado à Guerra das Estrelas, castelos de princesas, carros de corrida, cenários de western, uma piscina com barcos… e tudo o mais que possa imaginar e que se possa construir nos pequenos ‘tijolos’.
Para muitos dos construtores, este é o resultado de anos de trabalho e dedicação. Que o diga João Figueiredo, de Lisboa, um dos construtores que trouxe uma parte da colecção às Caldas da Rainha.
Tudo começou com um comboio em lego. Tinha quatro anos, mas lembra-se como se fosse ontem. A partir daí não mais parou e não faz ideia do número de peças que tem. Às Caldas trouxe o tema “O Espaço Clássico” que é baseado em filmes de ficção científica, como O Caminho das Estrelas, Galáctica ou Espaço 1999.
“É talvez dos maiores layouts do mundo neste tema”, diz João Figueiredo. Todas as naves, edifícios e mecanismos são criados pelo construtor pois a Lego não tem estes sets à venda. Só naquele cenário devem estar perto de dois milhões de peças.
Para além dos sets expostos, a playzone dedicada aos miúdos – mas à qual os graúdos também não resistem – é um local muito procurado e algumas das construções que vão resistindo até são merecedoras de serem incluídas na exposição.
Nuno Markl na abertura
O radialista e humorista Nuno Markl esteve na abertura do evento, na tarde de sábado, e terá sido um importante contributo para a grande afluência à exposição.
Nuno Markl, que se fez acompanhar do filho, fez uma apresentação com montagem de um set Lego, que acabou, como o próprio disse, “por haver mais convívio do que construção”, e fez um périplo pelo recinto, durante o qual não se escusou a anuir aos muitos pedidos de fotografias de fãs.
O humorista, que é um aficionado das redes sociais, publicou inclusivamente vários posts sobre a visita, incluindo dois vídeos em directo da montagem dos sets e da visita àquilo que apelidou de “uma Legolândia”.





