Um homem de 36 anos foi detido, esta terça-feira, pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária, nas Caldas da Rainha, e apresentado ao tribunal, após indiciamento sobre prática de abuso sexual da filha menor, informou a Polícia Judiciária (PJ) de Leiria.

A prática terá começado em 2017, “em contexto familiar, tendo o agressor, progenitor da vítima, à data com 11 anos de idade, aproveitado momentos a sós com aquela, para cometer os abusos”, adianta o comunicado.

O caso foi denunciado apenas em setembro passado, por uma família amiga da vítima, com a qual a menor, atualmente com 16 anos, estava a passar férias, e que acabou por ter conhecimento do histórico de abusos sofridos pela menina, no seguimento de mensagens de “teor sexual” enviadas pelo pai, que lhe “provocaram crises de ansiedade”.

De acordo com o diretor do Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ, Avelino Lima, em declarações à Lusa, “o casal já estava separado e os abusos aconteciam durante os contactos entre pai e filha, sempre que havia oportunidade, em diferentes ocasiões”.

O alegado agressor, de 36 anos e nacionalidade portuguesa, foi detido pela PJ, em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo Departamento de Investigação Criminal e Ação Penal (DIAP) das Caldas da Rainha, na terça-feira, dia 29 de novembro, aguardando, no entanto, julgamento em liberdade devido a outro processo relacionado com pornografia de menores.

No mesmo dia, foi presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de proibição de contactos com a vítima.

Segundo o mesmo responsável, na família não existiam outros menores em risco.