Terça-feira, 3 _ Fevereiro _ 2026, 21:26
InícioTemáticasGazeta da Saúde e Bem-EstarA aplicação da Cruz Vermelha que pode salvar vidas

A aplicação da Cruz Vermelha que pode salvar vidas

-

Maria Beatriz Raposo
mbraposo@gazetadascaldas.pt
Como fazer um kit de primeiros socorros? Quais os números de emergência no estrangeiro? O que fazer em situações de emergência relacionadas com alergias, ansiedade, ataque cardíaco, AVC, crise de asma, insolação…? Como lidar com incidentes do dia-a-dia como um corte de energia, um deslizamento de terras, ou um incêndio? Estas são apenas algumas perguntas que encontram resposta em “Socorrismo – Cruz Vermelha”, uma aplicação criada pela Cruz Vermelha no ano passado, no âmbito das comemorações do seu 150º aniversário. Gratuita e disponível para os sistemas Android e iOS, esta aplicação consiste numa ferramenta útil, com informação que pode mesmo salvar vidas (nem que seja porque lhe diz como actuar enquanto espera uma ambulância). Apresentada de uma forma dinâmica, a informação surge através de vídeos, fotografias e pequenos textos. Há ainda uma secção que responde às perguntas mais frequentes sobre uma determinada situação e outra em que o utilizador pode testar os seus conhecimentos. Façamos uma breve simulação com um dos acidentes mais comuns dentro de casa: as queimaduras. A aplicação divide a nossa acção em três passos essenciais (que também são ilustrados em vídeo): em primeiro lugar deve arrefecer-se a queimadura debaixo de água fria durante, pelo menos, 10 minutos (é disponibilizado um cronómetro, para o utilizador poder contabilizar o tempo); em seguida, caso a queimadura necessite de mais cuidados médicos, deve-se cobri-la com papel celofane (ou um saco de plástico) sem apertar; se a queimadura afectar uma criança, mais que uma parte do corpo ou zonas muito sensíveis como as mãos, pés ou face, convém ligar para o 112.
Além desta informação base, a aplicação justifica o procedimento em cada um dos passos. Por exemplo, a água é eficaz porque reduz o inchaço, enquanto a cobertura com papel celofane ajuda a prevenir infecções, mantendo a área da queimadura limpa. Esta é a cobertura ideal porque não se cola à pele, ao contrário do que acontece com os pensos adesivos. O utilizador é ainda aconselhado a não utilizar gelo para arrefecer o ferimento, nem a retirar a roupa que esteja colada à queimadura. Às queimaduras juntam-se mais 20 situações de emergência: alergias, crises de ansiedade, ataque cardíaco, AVC, choque, crise de asma, crise epilética, crise diabética, distensões e entorses, envenenamento/situações perigosas, fraturas, hemorragias, hipotermia, estado inconsciente, insolação, lesões na cabeça, meningite, engasgamento, picadas ou mordeduras de insectos e crises psicológicas. Existe também um painel para acidentes do dia-a-dia, como cortes de energia, deslizamento de terras, emergências químicas, incêndios, furacões, inundações, ondas de calor, períodos de seca, sismos, tsunamis, vulcões, entre outros. Por exemplo, em caso de cheias, é aconselhável que a pessoa esteja equipada com kit de emergência (que a aplicação também ensina a preparar), que compre um rádio a pilhas, que verifique se a propriedade está localizada numa zona propícia a cheias e que desligue a electricidade e a torneira da água. Estas são apenas as três primeiras dicas, pois a aplicação disponibiliza uma vasta lista de conselhos que explicam como actuar antes, durante e depois da inundação. “Socorrismo – Cruz Vermelha” disponibiliza ainda informação sobre a própria instituição humanitária, sobre como fazer um donativo, tornar-se voluntário ou membro. Existe também uma opção onde o utilizador pode partilhar o seu testemunho.
2016-05-06 Primeira.indd

Loading

- Advertisment -

Edição #5628

Edição Digital

Capa da Semana


VER CAPA


FAÇA LOGIN

Acesso exclusivo a assinantes
Gazeta das Caldas

Assinaturas do
Centenário

Condições exclusivas para celebrar 100 anos de história.

Ver Campanhas
Até 31 de Julho de 2026
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.