A Biblioteca Municipal acolheu a 26 de Janeiro a apresentação do livro de poesia “Uma Palavra à Solta”, de Maria Portugal, uma organização da Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha.
A autora, de 47 anos, é advogada e vive nas Caldas desde 2009. Maria Portugal dedica-se à escrita desde criança e fá-lo “por necessidade de alma”.
Quando começaram a aparecer os blogues de poesia, Maria Portugal começou a partilhar os seus versos. Os seus poemas “receberam críticas muitas positivas e eu comecei a enviá-los para concursos”, contou. Posteriormente, a escritora foi contactada pela Chiado Editora que revelou interesse em publicar a obra poética “Uma Palavra à Solta”, onde se reúnem mais de uma centenas de poemas que abordam sobretudo temas relacionados com o mundo dos afectos.
Maria Portugal já tinha apresentado no mês de Dezembro, na Biblioteca Municipal, o conto infantil A Alma dos Bichos onde fala sobre “a capacidade de sonhar e de lidar com os animais”, não só na infância, como na terceira idade.
[showhide]
A autora madeirense considera que as Caldas da Rainha é a sua segunda casa e contou que já tem um novo livro de poesia que está pronto para publicação. Também pretende editar um romance “onde conto a história de sete mulheres diferentes cujo percurso se intercruza”, disse.
A obra de Maria Portugal foi apresentada pelo poeta Jorge Castro, que leu alguns dos poemas da autora. A sessão de apresentação contou ainda com um concerto do Sexteto 5+1 de A-dos-Francos.
Em simultâneo na Biblioteca Municipal decorreu uma actividade de dinamização de técnicas de yoga para pais e filhos que foi orientada por Manuela Marques Soares.
[/showhide]





