
Os resultados da terceira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior foram conhecidos a 11 de Outubro, tendo o IPL obtido resultados idênticos ao ano lectivo passado, mesmo com a redução do número total de candidatos em Portugal. Feito o balanço de todas as fases do ensino superior e dos concursos e regimes especiais, o IPL conseguiu “uma taxa de matrículas de 105% em relação às vagas iniciais”, comentou Nuno Mangas, presidente instituto politécnico. O IPL vai receber 2.238 novos estudantes de licenciatura que se matricularam nas suas escolas para o ano lectivo 2013/2014.
Com 2.140 vagas disponíveis para licenciatura, foram colocados 1.470 estudantes durante as três fases, o que corresponde a uma taxa de preenchimento global de 69%, e de 80% considerando apenas os cursos do regime diurno. Esses lugares foram completados com as matrículas de 271 estudantes titulares de Cursos de Especialização Tecnológica, que concorreram a licenciatura, 141 através do programa Maiores de 23, 159 por transferência e mudança de curso, 81 por titulares de cursos médios e superiores, sete em regimes especiais e 109 por reingresso.
No novo ano lectivo foram colocados 1.793 estudantes nos cursos de licenciatura em regime diurno, 395 em regime pós-laboral e 50 nos cursos de ensino a distância.
Para além dos dois cursos da ESAD.CR já referidos, os mais concorridos no IPL foram Engenharia Informática, Gestão e Solicitadoria, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Enfermagem, da Escola Superior de Saúde, Serviço Social, e Relações Humanas e Comunicação Organizacional, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Gestão Turística e Hoteleira, Biologia Marinha e Biotecnologia, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.
“O IPLeiria continua a demarcar-se como uma instituição de qualidade e de referência, tendo em conta o número de novos estudantes que acolhemos a cada ano lectivo”, salientou Nuno Mangas.
Apesar das nossas solicitações, o IPL não forneceu o número total de vagas abertas e preenchidas por cada uma das escolas da instituição. No entanto, tendo em conta os resultados da primeira e segunda fase, é notório que a ESAD.CR, juntamente com a Escola Superior de Saúde de Leiria, são as escolas com mais procura no distrito.
P.A.





