CALDAS DA RAINHA
Hoje há teatro de revista nos Pimpões
Hoje, 1 de Março, pelas 21h30, sobe ao palco dos Pimpões o espectáculo de teatro de revista “É só rir!…”.
A peça conta com os actores Octávio Matos, Natalina José, Anita Guerreiro, e também Isabel Damatta, Paulo Oliveira e Gabriela Monteiro. A direcção e encenação de “É só rir!…” está a cargo de Octávio Matos. Para mais informações e reservas contactar através do tel. 262877740.
No dia 3 de Março, entre as 10h00 as 19h00 decorrerá o habitual bazar-venda de garagem onde podem ser adquiridos artigos novos e usados.
No dia 8 de Março vai realizar-se na colectividade um baile destinado a assinalar o Dia da Mulher que será animado pela banda Made in Portugal.
O maestro António Victorino d’Almeida vai actuar na colectividade no próximo dia 9 de Março, pelas 21h30, num concerto que terá a participação da pianista caldense Patrícia Costa.
As reservas e vendas de bilhetes podem ser feitas através dos tel. 262877740 ou 966072195.
Melech Mechaya e marionetas no CCC
Amanhã, 2 de Março, pelas 21h30, actuam no CCC os Melech Mechaya, que são considerados como a mais destacada banda de música Klezmer em Portugal. A sua sonoridade inspira-se na música portuguesa, balcânica e árabe.
Depois de dois discos lançados em 2008 e em 2009, os Melech Mechaya lançaram em Outubro de 2011 o álbum “Aqui Em Baixo Tudo é Simples”. O grupo já actuou em Espanha, Croácia, Brasil e Cabo Verde. Os bilhetes para assistir ao concerto custam seis euros.
A partir do dia 7 de Março vai estar patente no CCC a exposição, que integra a peça de teatro “Era uma vez Teatro de Marionetas”. Nela vão estar representados 20 anos de espectáculos, de retábulos, barracas e teatrinhos. Nos dias 9 e 10 de Março, a mostra destina-se ao público em geral e nos dias 7, 8,11,12,13 e 14 de Março haverá quatro sessões diárias destinadas às escolas.
O bilhete para assistir à peça e à exposição custa cinco euros (adultos) e 2,5o euros para as crianças. Quem quiser só ver a exposição paga 1,50 euros. O bilhete pack família até quatro pessoas (dois adultos e duas crianças) custa 10 euros.
Amêndoas de Chocolate no Museu de Cerâmica
Durante a quadra festiva da Páscoa o Museu da Cerâmica convida as crianças a aprender a fazer amêndoas de chocolate. O atelier terá lugar nos dias 13 e 14 de Março, decorre entre as 10h00 e as 12h00, e destina-se às crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico. Cada participante, que levará as suas amêndoas para partilhar com a família, paga 1,5o euros nesta actividade que requer marcação prévia, até ao dia 11 de Março através do email mgjcsantos@drcc.pt
João César das Neves na Secundária Bordalo Pinheiro
João César das Neves vai estar nas Caldas da Rainha a 7 de Março para uma conferência-aula que será seguida de debate.
Esta é uma das dez conferências-aula que integram uma iniciativa do centro de formação de professores Centro-Oeste e que se encontra a decorrer até Maio de 2013. Estes eventos realizam-se na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, sempre às quintas-feiras pelas 21h00.
Para as próximas sessões estão previstas as presenças de Teresa Mouga, Mário Silveirinha, Maria Manuel Baptista, João Bonifácio Serra, Dalila Rodrigues, Amílcar Coelho e Pedro Abreu.
A próxima sessão, marcada para 14 de Março, contará com a presença de Jaime Carvalho e Silva.
Atelier sobre a Páscoa no Centro de Artes
Entre os dias 4 e 15 de Março vai realizar-se no Centro de Artes um atelier destinado a criar ofertas de Páscoa como cartões em forma de ovos e de coelhos, com ilustrações e mensagens personalizadas para oferecer à família.
Os ateliers destinam-se a alunos do 1º ciclo (1º e 2º ano) e as inscrições são gratuitas, mas limitadas a um mínimo de 10 e máximo 20 participantes, sob marcação prévia de três dias úteis. O contacto deverá ser feito para o Centro de Artes através do tel. 262840540 (Rita Saez).
As sessões têm duas horas e decorrerão de terça a sexta-feira entre as 10h00 e as 12h00.
“7 Noivas para 7 Irmãos” nos Pimpões
No próximo domingo, 3 de Março, às 17h00, será exibida a comédia musical, “7 Noivas Para 7 Irmãos”, de 1954, realizada por Stanley Donen.
O filme foi nomeado para Melhor Filme do Ano e recebeu um Óscar pela Melhor Banda Sonora adaptada, pelo compositor europeu Adolph Deutch. É sobretudo recordado pela sua banda sonora e pela coreografias apresentadas que são da responsabilidade de Michael Kidd, um dos maiores coreógrafos não só do cinema como também da Broadway. A exibição do filme está integrada no ciclo de cinema que assinala a comemoração dos 75 anos dos Pimpões. As entradas são livres.
Workshop de Coaching no Olha-te
Vai realizar-se a 6 de Março, pelas 20h30, no espaço do Olha-te um workshop de Coaching promovido pela Acreditar – Coaching e Empreendedorismo. As inscrições podem ser feitas até hoje, 1 de Março através do site www.acreditar.biz ou dos telmvs. 966425634 (Silvia Abreu) e 966387535 (Sónia Rosa).
O Coaching “é a arte de ajudar os outros a atingirem o seu potencial, um processo de desenvolvimento pessoal e profissional que visa potenciar as capacidades de cada ser humano para uma melhor realização”, explica nota sobre o workshop.
O espaço do Olha-te fica na Rua de Camões, em frente ao Parque D. Carlos I.
Pensar o espaço público nos Silos
Durante o mês de Março vai realizar-se nos Silos o workshop “Intervir no espaço – Uma perspectiva metodológica”. A cidade, nas suas mais diversas formas e modelos, “é o resultado do equilíbrio entre o tecido construído e o espaço público. Um está interdependente do outro”, explica nota de imprensa sobre o workshop que será coordenado pelo arquitecto e ex-docente da ESAD, Filipe Almeida Santos.
Da formação faz parte o módulo “Acupunctura Urbana na Cidade Consolidada” que decorrerá entre os dias 4 e 7 de Março. Nesta acção pretende-se fornecer ferramentas para uma análise mais detalhada da cidade contemporânea. O segundo módulo, “Integração e contraste na cidade histórica” terá lugar entre os dias 11 e 14 de Março e pretende aprofundar a análise dos tecidos urbanos onde são encontrados valores patrimoniais. Esta iniciativa decorre entre as 19h00 e as 23h00, nos Silos.
BOMBARRAL
Comédia no teatro Eduardo Brazão
“Pijama para seis” é o nome da comédia que irá subir amanhã, 2 de Março às 21h30, ao palco do teatro Eduardo Brazão, no Bombarral.
Do elenco fazem parte nomes bem conhecidos como Tozé Martinho, Rita Guedes, Daniel Garcia, Carlos Areia, Rosa Soares e Patrícia Candoso.
A peça de teatro conta a história de um fim-de-semana de um casal, numa casa de campo, onde uma série de peripécias e mal entendidos prometem proporcionar ao público grandes gargalhadas. A 9 de Fevereiro o teatro Eduardo Brazão recebeu a peça “Harpagão, o velho avarento”, uma comédia da autoria de Moliére. A peça foi levada à cena pelo Teatro Olimpo, grupo originário de Ansião, que decidiu levou ao Bombarral uma adaptação de “O Avarento”, um das obras mais emblemáticas do actor e dramaturgo francês Jean Baptiste Poquelim, mais conhecido por Moliére.
TORRES VEDRAS
O Castelo à mesa nas Sopas de Pedra
Realiza-se hoje, dia 1 de Março, a partir das 20h00, no Convento da Graça, em Torres Vedras o primeiro jantar-colóquio da 7.ª edição do evento Sopas de Pedra que será subordinado à temática “O Castelo”.
A convidada que vai abordar o tema “Os castelos e as vilas das rainhas medievais de Portugal” será Manuela Santos Silva, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Esta iniciativa será replicada às sextas-feiras, a partir das 20h00, estando previsto para 8 de Março o debate do tema “A vida quotidiana no castelo medieval: Habitar o castelo na Idade Média”, liderado por José Varandas (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).
Participar nas Sopas da Pedra custa 10 euros, devendo as respectivas inscrições ser efectuadas pelo tel. 261320736 ou pelo e-mail arquivo@cm-tvedras.pt.
Maria Rueff e Joaquim Mochique no Teatro-Cine
Maria Rueff e Joaquim Monchique vão estar hoje, dia 1 de Março, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras, para apresentar a peça de teatro “Lar, Doce Lar”. Como este espectáculo esgotou amanhã, 2 de Março, haverá uma sessão extra, à mesma hora.
Nesta peça os comediantes nacionais dão a conhecer “o (inconfessável) dia-a-dia da residência Antúrios Dourados para Séniores de Qualidade”.
Os preços dos bilhetes para se assistir a “Lar, Doce Lar” no Teatro-Cine de Torres Vedras são de 12 e 15 euros.
CADAVAL
Fado e Alfredo Marceneiro na Biblioteca do Cadaval
“Alfredo Marceneiro, o patriarca do Fado” é o nome da exposição que irá estar exposta de 2 a 29 de Março na Biblioteca Municipal do Cadaval. Na inauguração, a ter lugar amanhã pelas 16h00, irá actuar Vítor Marceneiro, neto do fadista cujos pais nasceram no Cadaval.
O objectivo desta exposição biográfica é promover o Fado, enquanto Património Imaterial da Humanidade, e evocar a memória de Alfredo Marceneiro.
A mostra é composta por diversos painéis de abordagem ao percurso deste fadista, incluindo objectos pessoais.
O tributo cadavalense ao fadista e ao Fado incluirá um conjunto de três palestras, a terem lugar, pelas 15h00, nos três sábados seguintes à abertura.
NAZARÉ
“O Nazareno” no Teatro Chaby Pinheiro
O Grupo de Teatro de Peniche sobe amanhã, 2 de Março, ao palco do Teatro Chaby Pinheiro, na Nazaré, para apresentar “O Nazareno”, de Frei Hermano da Câmara. Marcada para as 21h00, a apresentação da peça integra o programa das celebrações da Quaresma e Páscoa na Nazaré, organizadas pela Paróquia da Nazaré e pela Irmandade do Senhor dos Passos da Pederneira.
Senhor dos Passos dá mote a exposição no Centro Cultural
O Centro Cultural da Nazaré tem patente até 17 de Março uma exposição etnográfica que mostra a história de quase quatro séculos de devoção ao Senhor dos Passos. Promovida pela Irmandade do Senhor dos Passos da Pederneira, a exposição “Passos de Fé e de Esperança” dá a conhecer as oferendas de ex-votos da Misericórdia e pormenores de um culto iniciado em 1619 na então vila da Pederneira.
De entrada livre, a exposição pode ser visitada diariamente, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.
ALCOBAÇA
“É Urgente o Amor” em palco na Benedita
O Centro Cultural Gonçalves Sapinho acolhe amanhã à noite, 2 de Março, a peça de teatro “É Urgente o Amor”, de Luís Francisco Rebelo. A urgência em amar e ser amado está em foco nesta produção do Teatro Experimental de Mortágua, com adaptação de Fernando Giestas e encenação de Rafaela Santos.
A apresentação tem lugar às 21h30 e os bilhetes custam 2 euros para sócios da associação “Gambuzinos com 1 Pé de Fora”; 2,50 euros para estudantes não sócios e 3 euros para o restante público.
Quando o teatro vai ao café
Assistir a teatro, sentado a uma mesa de café. É esta a proposta da associação “Gambuzinos com 1 Pé de Fora”, que até meados de Março apresenta “A Recepcionista e outras histórias” em cafés da vila da Benedita e arredores. A estreia aconteceu esta terça-feira, no Café Degrau. Já esta noite, dia 1 de Março, a apresentação decorre no Carrasquinha Bar, no Casal da Fisga. No dia 7 de Março o encontro está marcado para o Café Apolo, na Benedita, e no dia 15 podem ver-se as pequenas peças de teatro no Ala Sul, em Alcobaça.
Todas as apresentações são gratuitas e estão marcadas para as 22h00.
Workshop de fotografia para iniciados em Alcobaça
A loja Mimos&Mimices, em Alcobaça, acolhe amanhã, 2 de Março, um workshop de fotografia para iniciados. Orientado pela jornalista e fotógrafa Sara Vieira, o workshop tem início às 10h00 e tem como único requisito que cada participante leve a sua máquina digital.
A participação custa 40 euros, com almoço incluído, e as inscrições devem ser feitas pelos tel. 916237159 e 968019177, ou através de e-mail para saravieira@gmail.com ou mimosemimices@gmail.com.