Museu de Cerâmica acolhe instalação com 7000 azulejos pintados à mão

0
1297
Notícias das Caldas
Thomas Schittek junto a um dos painéis da sua mega-instalação | N.N.
Notícias das Caldas
A mostra de Delfim Maya poderá ser vista até 4 de Junho | D.R.

“Statues of Colour”, assim se designa a exposição de Thomas Schittek que está patente no Museu de Cerâmica. Trata-se de uma instalação de azulejo composta por quatro colunas redondas que contêm 7208 azulejos pintados à mão por aquele autor.
O Museu Malhoa apresenta uma exposição sobre Delfim Maya que está a assinalar os 130 anos do nascimento daquele escultor.

A galeria de exposições temporárias do Museu de Cerâmica está repleta de painéis coloridos com pássaros, sóis e motivos florais. Há por todo o lado vitrinas onde podem ser vistos azulejos organizados em caixas como se de um atelier de trabalho se tratasse. Todos fazem parte do projecto de Thomas Schittek, que poderá dar origem a quatro colunas cilíndricas com diâmetros que variam entre 1,40 metros a 2,5 metros e com uma altura entre os 3,6 a nove metros. No total, esta exposição é composta por 7208 azulejos (que medem 15 por 15) pintados à mão.

“Statues of Colour” é o resultado de um trabalho de sete anos deste pintor alemão. Thomas Schitek está radicado na região há vários anos e dá a conhecer a arte contemporânea de trabalhar o azulejo e que, na sua opinião, faz sentido apresentar enquanto decorre o programa Caldas Cidade de Cerâmica. “É importante poder dar a conhecer o que está a ser feito pelos autores que vivem na região”, reforçou Schittek, acrescentando que ainda não tem uma ideia clara sobre onde gostaria que esta mega instalação fosse colocada.
O autor desenvolve o seu trabalho artístico na Columbeira (Bombarral) e em Óbidos. Em breve virá também desenvolver um projecto num espaço de co-work nas Caldas.
Segundo Carlos Coutinho, director do Museu de Cerâmica, “é importante para o museu poder dar a conhecer este trabalho mais contemporâneo”.
A mostra dos coloridos painéis de Thomas Schittek pode ser apreciada até 7 de Maio.

Carimbo dos CTT lançado no Malhoa

O Museu Malhoa acolhe a exposição “Delfim Maya – Escultor de Vanguarda” que integra esculturas feitas em gesso e em folha de metal, algo bastante inovador para a sua época. Delfim Maya (1886-1978) pertenceu à primeira geração de artistas modernistas portugueses. Nesta mostra são apresentadas pela primeira vez nas Caldas várias caricaturas do artista, datadas do início do século XX, após terem sido alvo de restauro no Politécnico de Tomar.
Estão presentes vários desenhos e além de auto-retrato está também um outro, do artista feito por Eduardo Malta.
A exposição no Museu Malhoa assinala os 130 anos do nascimento deste autor. Do programa de celebração fazem parte mais duas exposições, inauguradas em Vila Franca de Xira e em Lisboa. Vão também realizar-se na Sociedade Nacional de Belas Artes e na Biblioteca Nacional, palestras e mesas redondas sobre o artista a e a sua obra.
No dia 18 de Maio, os CTT vão lançar no Museu Malhoa um carimbo comemorativo sobre Eduardo Maya.
A mostra no Museu Malhoa vai estar patente até 4 de Junho. N.N.