A gelataria Gelatomania, em São Martinho do Porto, reabriu no passado dia 1 de Maio exclusivamente modo de take-away. A principal novidade é a utilização de caixas especiais que permitem conservar os gelados até cerca de uma hora.
Lucas Monteiro, proprietário do espaço, realça que a reabertura obrigou a uma reajuste do modo de funcionamento da geladaria e está a servir exclusivamente crepes e gelados.
O modo de funcionamento está envolvido em todos os cuidados sanitários que a pandemia de Covid-19 obriga. Só entra um cliente na loja de cada vez, com uso obrigatório de máscara. Os funcionários estão munidos de máscara, viseira e luvas que são trocados e higienizados de acordo com as indicações das autoridades de saúde.
O empresário refere que a adesão tem sido positiva. “As pessoas estão muito limitadas no que podem fazer e consumir, pelo que, consumir um gelado acaba por dar uma certa sensação de liberdade. É um acto simples, mas até tem um significado de superação para as pessoas que estão em confinamento há 40 dias”, sustenta.
Lucas Monteiro realça, ainda, que tem notado dos clientes a preocupação de seguir as regras do processo, tanto na utilização das máscaras, como no cumprimento do distranciamento. “Há famílias que vêm juntas, mas só entra uma pessoa enquanto as restantes aguardam na rua”, constacta.
O empresário afirma que também sido importante nesta fase da Segurança no trabalho, em termos do entendimento das normas e dos produtos a utilizar.
A empresa tem 12 trabalhadores, esteve encerrada até ao início deste mês. A reabertura permitiu chamar do lay-off quatro dos funcionários.
O empresário realça que apesar da procura ser positiva face aos condicionalismos, a facturação é cerca de 20% em relação ao que seria normal nesta altura do ano. “Mas sempre é melhor do que estarmos fechados. Ainda teremos um caminho bem longo até voltarmos à normalidade”, adverte.





