Escola Rafael Bordalo Pinheiro na Eslovénia

0
573
Professores Teresa Saramago, Luis Militão e Mª Gabriela Vaz

O projecto internacional Erasmus + KA2 “A cup of creativity” levou-nos à Eslovénia, Ptuj, de 12 a 16 de fevereiro.
Com o objetivo de partilhar hábitos relativos ao consumo de bebidas quentes e de preparar materiais passíveis de virem a ser usados em aulas de línguas, de História ou de Geografia, os grupos de Portugal, Itália e Grécia juntaram-se ao esloveno.
O grupo português, composto por três professores e sete alunos do 11º e 12º anos, foi recebido numa povoação medieval coberta de branco. A viagem pelas imensas florestas, por Liubliana, a capital, e pela estância de desportos de inverno e aquáticos, Bled, deixou-nos a todos encantados.
O castelo de Ptuj, povoação mais antiga da Eslovénia, foi palco de danças e de recriações de lutas medievais, bem como de pormenores da vida árdua da plebe.
Os alunos fizeram, ainda, uma visita guiada pelo castelo e participaram num workshop de trabalho em talha dourada.
O mais importante foi o convívio entre os alunos dos vários grupos, quer em torno de uma chávena de chá num dos charmosos cafés de Ptuj, quer ao fim do dia, em passeios espontaneamente organizados pelas serenas ruas da povoação.
“Estou a adorar a experiência!” foi uma frase frequentemente ouvida para regozijo daqueles que a planearam.Na mala, trouxeram afazeres a apresentar no próximo encontro em Kavala, Grécia, e a recordação de cinco dias únicos nas suas vidas.
Fica o agradecimento ao grupo esloveno pelo profissionalismo e calor com que nos recebeu.

Professores Teresa Saramago, Luis Militão e Mª Gabriela Vaz