Narcóticos Anónimos

0
1303

Narcóticos Anónimos (NA) é uma organização mundial, de carácter comunitário, sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram num problema muito grave.
Foi fundada nos Estados unidos em 1953 e o nosso crescimento foi pequeno durante os primeiros vinte anos. Desde a publicação em 1983 do nosso livro Texto Básico, o número de membros em Narcóticos Anónimos multiplicou-se de forma exponencial. Actualmente, os membros de Narcóticos Anónimos as- seguram mais de 70.000 reuniões semanais em 144 países e a nossa literatura de recuperação está traduzida em 55 línguas.
Este é um programa de abstinência completa de todo o tipo de drogas. Oferecemos recuperação da doença da adicção através do programa dos 12 passos de Narcóticos Anónimos, que inclui a frequência regular dos nossos grupos de auto-ajuda.
Narcóticos Anónimos chegou a Portugal em 1985, com a abertura do primeiro grupo em Lisboa. Hoje, existem 132 grupos que realizam reuniões semanais regulares em todo o país e
5 Reuniões via internet, que estão organizados numa estrutura; a APNA – Associação Portuguesa de Narcóticos Anónimos, uma associação de utilidade pública constituída em Janeiro de 1991 e reconhecida com o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em despacho publicado no DR no 180, II Série de 06 de Agosto de 1997.
O nosso nome, Narcóticos Anónimos, não pretende focar-se em nenhuma droga específica, pois a nossa abordagem do problema da adicção não faz distinção entre drogas, incluindo o álcool. Não estamos afiliados a nenhuma organização externa a Narcóticos Anónimos, incluindo governos, entidades policiais, grupos religiosos, empresas, associações médicas ou psiquiátricas. Todo o nosso serviço é voluntário e suportado pelas contribuições dos nossos membros. O nosso objectivo é que um dia todos os adictos que procurem uma vida livre de drogas tenham acesso à nossa mensagem de recuperação, na sua própria língua e país.
O nosso programa é composto por princípios escritos de uma forma clara para poderem ser seguidos diariamente. Qualquer pessoa pode juntar-se a nós, in- dependentemente da idade, raça, sexo, crença, religião ou falta desta. A atmosfera do grupo e das reuniões de auto-ajuda oferecem uma rede de apoio contínuo para adictos que desejem manter uma vida livre de drogas.
Para além das reuniões de auto-ajuda realizadas pelos nosso grupos, asseguramos vários serviços de ajuda ao dispor da sociedade, tais como a nossa Linha de ajuda no 219 477 970 e o nosso site da Internet em www.na-pt.org, onde se pode consultar toda a informação sobre Narcóticos Anónimos, nomeadamente os locais e horários das nossas reuniões.
As nossas Subcomissões de Relações Públicas, através de sessões de esclareci- mento e apresentações, ajudam a divulgar o quem somos e o que fazemos e nas áreas de cobertura das nossas Subcomissões de Hospitais e Instituições, realizamos também reuniões em instituições para adictos que que não se podem deslocar às reuniões regulares, por exemplo prisões, hospitais e centros de tratamento.
Nos dias 21 e 22 de Setembro vai- se realizar no Cine Teatro João D’Oliva Monteiro em Alcobaça a 2a Convenção Narcóticos Anónimos Área Oeste.
Uma convenção de Narcóticos Anónimos é um momento de convívio entre os nossos membros e inclui reuniões de partilha de experiências de recuperação. Gostaríamos de convidar qualquer adicto ou aqueles que possam ter um problema com drogas a participar e ouvir a nossa mensagem de que e possível parar de usar e construir um novo modo de vida livre de drogas.

Júlio M