A limpeza do interior é um dos aspectos importantes após um longo período sem utilizar o seu automóvel
- publicidade -

Durante o período de confinamento, muitos dos automóveis ficaram também por casa. Na hora de voltar a sair, há aspectos que é melhor não descurar. Apresentamos-lhe alguns deles

Os automóveis são feitos para circular com frequência e, sempre que estão mais do que um mês parados, como aconteceu neste período de confinamento, não é prudente que o condutor se limite a dar à chave e a seguir viagem.
Há um conjunto de procedimentos que deve ser tido em linha de conta, que começa por uma análise a alguns pontos vitais ao funcionamento.

VERIFICAÇÃO DOS NÍVEIS DOS FLUIDOS

Verificar os níveis dos fluidos é um procedimento que deve ser feito com regularidade, não só após um período em que o automóvel esteve parado.
No entanto, após um longo período de tempo de inactividade, torna-se ainda mais fundamental.
Caso a viatura tenha algum tipo de fuga, ao fim de mais de um mês sem circular alguns dos níveis podem ter reduzido de forma perigosa.
Devem ser verificados os níveis do líquido do radiador e também do óleo do motor.
Aproveite esta fase para perceber se há fugas, que serão denunciadas com os respectivos pingos no chão.
Depois de colocar o motor em funcionamento, deixe-o a trabalhar durante alguns minutos para que todos os líquidos circulem e se distribuam de forma uniforme.
A primeira viagem não deve ser demasiado curta. Além da questão dos líquidos, é importante devolver carga à bateria, porque apesar da inactividade o seu automóvel continua a consumir energia.

PRESSÃO DOS PNEUS

- publicidade -

Outro procedimento que é importante e passa muitas vezes despercebido é a pressão dos pneus. Uma observação rápida permite perceber se esta é correcta ou não. No entanto, o ideal após mais de um mês sem andar é dirigir-se a uma estação de serviço e encher os pneus à pressão recomendada pelo construtor.
Uma pressão abaixo do indicado tem riscos para a segurança, aumenta o consumo de combustível por via do atrito com a estrada e provoca maior desgaste.
Aproveite ainda para verificar se todas as luzes funcionam correctamente e ateste o depósito do limpa pára-brisas.
É ainda importante realizar uma limpeza e desinfecção para eliminar bactérias, vírus e fungos que se possam ter alojado, sem esquecer as principais zonas de contacto, os tapetes e as zonas de ventilação e o painel de instrumentos.

- publicidade -