
O Parlamento Europeu dos Jovens promove a educação não formal e a consciencialização e cidadania europeias dos jovens participantes. Subordinada aos temas Borders, Voices, Resources (Fronteiras, Vozes, Recursos), a sessão sueca, cujos trabalhos decorreram exclusivamente na língua inglesa, contou com delegações de várias escolas suecas, bem como escolas da Bélgica, Suíça e de Portugal.
Os mais de 100 alunos, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, foram divididos em oito comissões diferentes onde abordaram temas como Liberdade, Justiça e Assuntos Internos, Negócios Estrangeiros, Assuntos Constitucionais, Direitos das Mulheres e Igualdade de Género, Emprego e Assuntos Sociais, Industria, Investigação e Energia. Durante dois dias cada comissão preparou propostas concretas dentro do seu tema para levar à Assembleia Geral que decorreu no último dia. Nesse plenário as propostas foram apresentadas, discutidas e votadas.
A delegação portuguesa era constituída por alunos de escolas de Matosinhos, Leça da Palmeira, Coimbra, Almada e Caldas da Rainha. A ETEO foi a única escola representada por dois alunos. Para acompanhar a delegação portuguesa, foi selecionado Jorge Varela, professor na ETEO.
Escola Técnica Empresarial do Oeste







