No passado dia 24, pelas 10h00, o Auditório da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos acolheu uma sessão do semanário Gazeta das Caldas, no âmbito do programa da ”Semana da Josefa”, que contou com a presença dos jornalistas Fátima Ferreira e Joel Ribeiro. O tema debatido foi um dos mais prementes da atualidade: as “fake news”.
Num tempo marcado pela rapidez da informação, destacou-se a importância de saber identificar conteúdos impostores. Verificar fontes, cruzar dados e desconfiar títulos apelativos, matérias que se revelaram práticas essenciais para uma leitura crítica e informada que promoveu junto dos alunos um interesse que, no dia seguinte, em contexto de sala de aula suscitou um leque de questões que foram esclarecidas e debatidas, na aula da disciplina de Português do 12.º ano do Ensino Profissional. Dos vários tópicos abordados, sobressaiu a distinção entre comunicadores e jornalistas. Replicando a informação dos jornalistas, a docente Ana Vale reforçou o esclarecimento: enquanto os primeiros podem privilegiar a opinião ou a imediatidade, o jornalista rege-se por princípios de rigor, de ética e de verificação, assumindo, assim, a responsabilidade de informar com verdade.
A sessão promovida pelos jornalistas Fátima Ferreira e Joel Ribeiro, foi um contributo considerado excecional, uma vez que evidenciou a urgência de formar cidadãos conscientes e exigentes perante a informação, reforçando o papel do jornalismo como pilar de uma sociedade esclarecida.
A turma do 12.º Ano do Ensino Profissional (GPSI e TCP) da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos




