Alunos da EHTO levaram a Matemática à mesa

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Os alunos que participaram no projecto Afinidades que fez a ligação da gastronomia à disciplina de matemática | Beatriz Raposo

Matemática e Cozinha? À partida são duas áreas que não se cruzam, mas os alunos finalistas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste provaram precisamente o contrário ao planearem uma ementa pedagógica inspirada na disciplina dos números. Este almoço inseriu-se no projecto Afinidades – que alia as várias unidades curriculares desta escola à gastronomia – e realizou-se no passado mês de Março.

Antes mesmo de serem servidos os quatro pratos principais do menu, os alunos do curso de Técnicas de Serviço, Restauração e Bebidas surpreenderam com os cocktails White Lady e Black Russian cuja composição foi apresentada através de símbolos matemáticos. Por exemplo, na constituição de uma das bebidas podia ler-se “√9 cl de triple seco” (ou seja, 3 cl de triple seco). Todo o restaurante da escola foi decorado com números, raízes quadradas, Pis e várias figuras geométricas que transportavam a sala de refeições para o universo matemático.
Os alunos também elaboraram um panfleto em que expuseram algumas curiosidades sobre a história da Matemática (sabia que os algarismos árabes foram trazidos da Índia para o Ocidente e são aqueles que ainda usamos no nosso dia-a-dia?), e deram a conhecer citações dos cientistas George Polya, Albert Einstein e Isaac Newton, pondo à prova o próprio público apresentando-lhes enigmas para resolverem.
À mesa as estrelas foram os sólidos geométricos: prisma triangular (triângulo de queijo e compota de frutos vermelhos), cilindro, esferas e cubos (tamboril escalfado com legumes e batata), cubos, círculos e pirâmides (naco de novilho grelhado com ananás e arroz) e semiesfera de chocolate (brownie com gelado de fruta).
Ana Catarina Ferreira, professora responsável pela iniciativa, disse que desenvolver este almoço foi muito “interessante porque na visão da maioria dos alunos a Matemática não serve para nada sem ser ensinar a fazer trocos. O projecto permitiu-lhes pesquisarem e aperceberem-se que a matemática está presente todos os dias em várias circunstâncias”.
A docente de Matemática acrescentou que tal como os alunos da área do Turismo e Hotelaria necessitam de conhecimentos de gestão financeira e contabilidade nas suas rotinas profissionais, os de Cozinha e Pastelaria (assim como os de Bebidas) precisam de saber fazer proporções relativamente à quantidade dos ingredientes. Deu ainda conta do efeito positivo que este tipo de projectos interdisciplinares tem nos estudantes, que acabam por ficar mais motivados em sala de aula.
Participaram neste almoço os alunos de 3º ano dos cursos Técnicas de Cozinha e Pastelaria, Técnicas de Serviço, Restauração e Bebidas e Técnicas de Operações Turísticas e Hoteleiras.