Na viagem até ao topo do Oeste o pequeno eléctrico da Peugeot revelou-se à altura do desafio

Levámos o novo Peugeot e-208 a um passeio pela Serra de Montejunto, num teste cortesia da LPM, concessionário Peugeot nas Caldas da Rainha, e o utilitário 100% eléctrico mostrou-se à altura dos desafios que se colocam a estas propostas actualmente. A um desenho elegante por dentro e por fora, junta um comportamento dinâmico digno de modelos de segmentos superiores. O conforto mede-se a vários níveis, como o silêncio e na confiança que transmite em rolamento. Mas o sistema propulsor eléctrico é a estrela deste conjunto

Hoje a tecnologia eléctrica é uma realidade bem presente no mercado automóvel. E um automóvel eléctrico é, acima de tudo, um automóvel.
Esta é a melhor forma de descrever o novo Peugeot e-208. É um automóvel igual ao 208 (mesma forma, mesma capacidade de carga, mesmo espaço no habitáculo), só que aos propulsores térmicos junta nas opções motrizes um motor eléctrico, que tem as suas características próprias.
Não nos vamos concentrar muito na estética da nova geração do 208, mas não se pode deixar de dizer que a Peugeot fez um trabalho de recuperação notável do seu utilitário, que desde o velhinho 206 não tinha um look tão consensual.
A versão eléctrica tem elementos exclusivos. Desde logo o monograma “e” no terceiro pilar, a grelha com elementos à cor da carroçaria, o leão da Peugeot na grelha dianteira com filtros de luz e os arcos das rodas em preto brilhante são alguns deles.
Todo o ambiente a bordo transmite sensação de conforto. O painel i-Cockpit 3D concentra toda a informação necessária para a viagem e o condutor é o centro de tudo. A disposição dos comandos da consola central, em piano com comandos sensíveis ao toque, é simplista e ao mesmo tempo vanguardista.
Mas o grande trunfo do e-208 é a forma agradável como se deixa conduzir. Provavelmente já leu isto, mas nunca é demais dizer que a grande vantagem do motor eléctrico é a forma como entrega a potência.
No e-208, o motor de 100kW (o equivalente a 136 cavalos) e a bateria de 50kWh garantem potência, elasticidade e a autonomia possível para esta fase de desenvolvimento da tecnologia. O ciclo WLTP diz que fará 340 quilómetros com 100% de carga. Isso vai depender muito de como conduz e por onde anda, mas isso é tão válido para a electricidade como para o gasóleo e para a gasolina.
A grande diferença é a agilidade do motor, que tão facilmente se assume dócil e civilizado, como se transforma num verdadeiro leão, ávido por caçar… curvas.
Levámos o e-208 para a Serra do Montejunto e não interessa se é terreno plano ou a subir, se vamos a direito e precisamos de ultrapassar ou se estamos entre curvas e queremos um pouco mais de “gás”. A potencia está lá e é entregue consoante é pedida, de forma gentil ou agressiva.
Se acha que conduzir um eléctrico é aborrecido, então pense outra vez. Nas curvas e contra-curvas da serra o e-208 foi capaz de nos colocar um sorriso nos lábios. Com o modo “booster” activo – sistema que tira maior proveito da desaceleração para regenerar a bateria – nos troços mais sinuosos controla aceleração e travagem com o mesmo pedal e é como se estivesse a conduzir com um motor térmico de elevada compressão.
Fizemos cerca de 100km com o e-208, em todos os tipos de estrada. Consumimos 60km da autonomia da bateria.
Além disso o modelo apresenta boa qualidade de construção, o que se traduz num comportamento assinalável para o segmento no que toca ao conjunto chassis e suspensão.

8 ANOS DE GARANTIA

A Peugeot comercializa o e-208 com uma garantia de 8 anos ou 160 mil km para 70% da capacidade de carga da bateria. Isto significa que, caso a bateria chegue ao final da garantia com menos que os 70%, o cliente terá direito a uma nova.

B.I.

Peugeot e-208

Motor: Elétrico
Potência: 100 Kw (136 cv)
Binário: 260 Nm
Bateria: 50 kWh
Autonomia: 340 km (WLTP)

Preço de entrada: 30.020 €