Celebrações do centenário da Foz do Arelho incluem inauguração de museu

0
570
A comemoração do centenário da freguesia e da elevação a vila foram organizadas pela Junta de Freguesia

No próximo dia 12 de Junho será inaugurado, às 16h30, na Foz do Arelho, o Museu Jaime Umbelino, que será precedida, pelas 15h00, de uma sessão solene em homenagem ao escritor, natural daquela freguesia.
Em 2006, o fozense Jaime Umbelino (escritor, linguista, docente e cronista) legou a sua Casa do Arco à Junta de Freguesia para que, após a sua morte (que o ocorreu em 2007), o espaço fosse recuperado e transformado numa casa-museu. O presidente da Junta, Fernando Sousa, diz que a recuperação do espaço custou cerca de dez mil euros e contou com o apoio da Câmara. Em frente à habitação serão albergados núcleos museológicos ligados às tradições e à etnografia da Foz do Arelho e está a ser pensada a abertura de uma biblioteca.
Às 17h30 será inaugurada uma exposição de fotografia que resultou de um concurso fotográfico. Às 20h30 decorrerá o lançamento do livro de poesia “Foz” e meia hora depois haverá momentos musicais com a cantora caldense Jéssica Cipriano.
A 14 de Junho celebram-se os Santos Populares, numa iniciativa do Centro Social e Recreativo. A 14, 15 e 16 de Junho decorrerá o Encontro Nacional de Auto-Caravanas.
Está ainda prevista uma caminhada pela Rota das Esculturas (que vai surgir com o apoio da autarquia e do Centro de Artes) no dia 16 de Junho, pelas 10h00, bem como exposições, conversas e noites de fados na Casa Museu Jaime Umbelino, assim como actuações de ranchos folclóricos.
Em Julho, entre os dias 1 e 5, celebra-se o centenário da freguesia com uma homenagem aos antigos presidentes de Junta da Foz, exposições sobre a localidades e a inauguração de um memorial que será colocado junto ao edifício da junta.
A 5 de Julho, pelas 22h00, o programa de celebração encerrará com a actuação da Banda Comércio e Indústria, no Largo do Arraial.
Estas iniciativas integram a comemoração do centenário da freguesia da Foz do Arelho, que foi criada em 1919, tendo sido desanexada da Serra do Bouro. A localidade foi elevada a vila a 12 de Junho de 2009.