Participantes vão visitar várias empresas de referência no sector de cerâmica

Iniciativa pretende mostrar aos parceiros de Itália, França, Finlândia e Roménia a inovação na cerâmica do Centro de Portugal, através da visita a várias empresas da região. Do programa faz parte um workshop aberto ao público e uma mesa redonda sobre o ensino e formação artística

No próximo dia 19 de Fevereiro decorre nas Caldas da Rainha a quarta reunião europeia do projecto Interreg Europe CLAY, que vai dar a conhecer a cerâmica mais inovadora da região Centro de Portugal.
A reunião em Portugal permitirá aos parceiros interregionais visitar pólos importantes da produção cerâmica portuguesa mais inovadora, conhecendo experiências como a da Braz Gil Studio e Faianças Bordalo Pinheiro das Caldas da Rainha, as Cerâmicas S. Bernardo de Alcobaça e a Vista Alegre, de Ílhavo.
A Escola Superior das Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) será o espaço anfitrião da reunião. Na manhã do dia 19 pelas 9h50, haverá um workshop aberto ao público em geral que se inicia com uma intervenção do presidente da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica e director da Gazeta das Caldas, José Luís Almeida Silva, sobre a cerâmica em Portugal. Segue-se uma intervenção sobre instrumentos de política financeira, a cargo da CCDR Centro, e de práticas inovadoras no processo produtivo, por Fernando Perpétua, da empresa Perpétua, Pereira & Almeida (Cerâmicas São Bernardo). O workshop encerra com a apresentação por Florence Roche, representante da comunidade cerâmica francesa de Limoges, de um Roadmap para a cerâmica artística.
O encontro na ESAD encerra com uma mesa redonda sobre o ensino e a formação artística e artesanal na cerâmica em Portugal. Esta mesa redonda conta com a participação de representantes da Universidade de Aveiro, do Instituto Politécnico de Leira, do CENCAL e da CEARTE.
A sessão de abertura, pelas 9h00, conta com a presença dos presidentes da Câmara das Caldas, da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, e ainda com o diretor-geral do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), entidade que lidera o projeto Interreg Europe CLAY em Portugal.
O CLAY reúne 5 regiões europeias (Umbria – Itália, Olenia – Finlândia, Ostrobothnia – Roménia, Limoges – França, Região Centro – Portugal) que têm tradições cerâmicas importantes e também pequenas e médias empresas inovadoras. Tem como objetivo apoiar o sector cerâmico, dando prioridade às novas tecnologias, fortalecendo marcas e desenvolvendo novos serviços para manter as vantagens competitivas e enfrentar o desafio da globalização.
O intercâmbio interregional permite identificar soluções para o desafio de combinar tradição e inovação, através da melhoria regional dos programas de inovação.
Este projecto tem ainda como finalidade mostrar que o produto, processo de design e a inovação podem manter tradição e modernidade visível e competitiva no mundo de hoje. O objetivo geral é que os instrumentos de política sejam adaptados para apoiar o sector cerâmico a prosperar no ambiente global contemporâneo.