Foram instaladas 1450 lâmpadas LED nas salas de 19 escolas e 10 IPSS

Projecto promovido pela OesteSustentável resultou na instalação de iluminação LED em salas de aula de 29 escolas e IPSS de 15 concelhos. No conjunto das instituições a poupança supera os a 23 mil euros por ano e evitou-se a emissão de 50 toneladas de CO2 para a atmosfera

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

O projecto “Sala LED” já foi implementado em 29 escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de 15 concelhos, entre os quais oito do Oeste.
Esta é uma iniciativa da OesteSustentável – Agência Re­­gi­­­onal de Energia e Ambiente do Oeste – em conjunto com agências similares do Seixal, da Alta Estremadura e do conjunto dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.
No total das 19 escolas e 10 instituições, foram instaladas 1450 lâmpadas LED, estimando-se uma poupança de energia estimada em 129.801 kWh por ano e uma redução de 53,87 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera. Esta poupança energética reduz, no conjunto, a fatura energética das escolas em 23 mil euros por ano.
No Oeste, foram contempladas duas escolas das Caldas da Rainha, Alenquer, Alcobaça e Torres Vedras, mais uma nos concelhos de Óbidos, Peniche, Bombarral e Cadaval. Os restantes estabelecimentos repartem-se pelos concelhos de Leiria, Pombal, Ourém, Barreiro, Moita, Montijo e Seixal. Este último foi o que teve mais escolas premiadas, num total de 8.
De acordo com a Oeste-Sustentável, o projecto demonstra aos beneficiários a mais-valia ambiental e financeira deste tipo de iluminação, de modo a promover a substituição gradual de lâmpadas para LED à medida que as convencionais se foram fundindo. “Este projeto permite promover um efeito replicador de boas práticas energético-ambientais em alunos, funcionários e professores, alargando-as também às famílias abrangidas”, refere a agência.
Este projecto foi desenvolvido no âmbito do “Ventos de Poupança 2: Energia + Social”, promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE)
O projeto promoveu, durante os dois últimos anos lectivos, diversas atividades lúdico-pedagógicas usando a aplicação móvel “ÉcomLógica”.
Foram, ainda, desenvolvidas acções relativas à eficiência energética e à cooperação social e intergeracional entre jovens e IPSS de cerca de 42 escolas do 3º ciclo e ensino secundário, profissional e/ou artístico dos 12 municípios do Oeste, além dos municípios do Barreiro, Moita, Montijo, Seixal, Cascais e na Alta Estremadura. No total, a iniciativa abrangeu mais de 100 mil alunos.
Além da “Sala LED”, foram instaladas 5 microturbinas de geração de energia eólica, que permitem uma poupança de 5200 euros anuais às instituições e uma redução de 13,63 toneladas de CO2.

EHTO recebeu um dos cinco painéis fotovoltaicos

Cinco escolas dos concelhos das Caldas da Rainha, Torres Vedras, Leiria, Seixal e Barreiro receberam sistemas de painéis fotovoltaicos para produção de energia eléctrica para autoconsumo, no âmbito do projecto “Ventos de Poupança 2: Energia + Social”.
Estes equipamentos permitem às escolas reduzir a sua facture energética na ordem dos 4 mil euros anuais.
No Oeste, foram contempladas a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (Caldas da Rainha) e a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras). Além destas, foram ainda premiadas a Escola Básica 2,3 Rainha Santa Isabel (Leiria), a Escola Básica de Vale de Milhaços (Seixal) e Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (Barreiro). Estas três últimas escolas beneficiaram da parceria entre a OesteSustentável e a Agência Municipal de Energia do Seixal, a Agência Regional de Energia da Alta Estremadura e S.Energia e a Agência Regional de Energia do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.
Estas escolas foram premiadas pelo contributo dos seus alunos, funcionários e professores no projeto PPEC “Ventos de Poupança 2”, tendo sido as escolas com melhor desempenho na poupança de energia e na disseminação e comunicação de boas práticas relacionadas com a energia e ambiente.
Estes cinco equipamentos permitem evitar a emissão de 10 toneladas de CO2 por ano.