Alguns de vós certamente pensarão: “mas eu sinto-me bem…para quê fazê-lo?”. Este é um mito que pretendo esclarecer.
É frequente que a tensão arterial esteja alterada sem qualquer tipo de sinal ou sintoma associado. Por isso, se quer ter uma atitude preventiva na sua saúde, é útil que a controle.
A hipertensão arterial é o termo médico para a tensão arterial elevada. Em pessoas com idade ≥18 anos devemos falar em hipertensão arterial quando existe uma elevação persistente da tensão arterial, em várias medições (pelo menos duas) e em ocasiões distintas (separadas em cerca de 1 semana), com um dos valores (máxima ou mínima) ou ambos iguais ou acima de 140/90.
Usualmente, pessoas entre os 18-40 anos, saudáveis e com as tensões normais, devem controlar a tensão arterial pelos menos a cada 3-5 anos. Após os 40 anos (inclusive) ou pessoas com risco elevado de hipertensão devem fazer esse controlo pelo menos uma vez por ano. Se é hipertenso, fale com o seu médico para saber qual o melhor intervalo para si.
O objetivo destas medições é detetar situações de hipertensão para iniciar, caso indicado, o tratamento mais precocemente. Ao atuarmos atempadamente poderemos prevenir doenças como enfartes e AVC.
Relativamente aos cuidados a ter na medição da tensão, idealmente deve medi-la sentado (não cruze as pernas), num ambiente acolhedor, sem pressa e após relaxar 5 minutos. Com braço desnudado e apoiado sobre uma mesa à altura do coração deve colocar a braçadeira cerca de 2 cm acima da prega do cotovelo. Deve evitar fumar ou ingerir estimulantes, como o café, na hora anterior à medição. Evite também medir depois das refeições e da realização de esforços físicos. Se achar que os valores estão alterados, confirme os mesmos voltando a medir a tensão após um intervalo mínimo de 2 minutos e registando o valor mais baixo. Se os valores forem discrepantes, poderá considerar fazer uma 3ª medição.
Anote as medições e lembre-se de as levar à próxima consulta com o seu médico.
Daniela Pedro Correia
Médica na USF Tornada
![]()






