Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 19:19
- publicidade -
InícioSociedadeCaldas perdeu ilustre figura do desporto

Caldas perdeu ilustre figura do desporto

-

José Augusto que partiu aos 94 anos deixou marca em vários clubes

José Augusto Sousa e Silva, distinto desportista e dirigente desportivo caldense, faleceu na passada quarta-feira, 15 de janeiro, aos 94 anos de idade.
Nascido em Lourenço Marques, Moçambique, em 1927, veio jovem para as Caldas da Rainha e cedo começou a destacar-se no campo desportivo, tornando-se uma das figuras mais consensuais e conciliadores do desporto caldense.
Ainda como atleta, destacou-se pela prática do ténis de mesa e do ténis de campo, nas quais conquistou títulos a nível regional e onde atuou ao lado de outras figuras de proa do desporto caldense, como Calheiros Viegas. A sua ligação ao ténis caldense fica registada, ainda, por ter sido um dos sócios fundadores do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, em 1955. Além destas duas modalidades, também foi praticante de voleibol.
A ligação ao desporto caldense prolongou-se, depois, como dirigente. Esteve muitos anos ligado ao futebol sénior do Caldas Sport Clube e depois também no Sporting Clube das Caldas, que chegou a presidir, estando também ligado à formação.
Jorge Reis, presidente do Caldas, recorda José Augusto como “uma pessoa de trato simples e de um altruísmo muito grande”, acrescentando que a sua perda “não é mensurável, porque extravasava tudo o que as pessoas possam pensar de uma pessoa que se dedica de corpo e alma às causas que abraça”.
O dirigente alvinegro realça que José Augusto continuava a acompanhar a realidade do clube. “Ligava sempre para mim e para o José Vala no final dos jogos, para nos dar os parabéns pela vitória, ou para dar alento quando não corria bem”, realça.
No Sporting das Caldas, o presidente Filipe Mateus realça também o espírito “cordato”. “Não lidei com ele, mas quem lidou fala-me de um presidente e diretor inexcedível. Perdeu-se um grande homem, pessoas destas já existem poucas”, afirma.
Homenageado em vida diversas vezes pelos dois clubes que dirigiu, foi também merecedor da Medalha de Honra Municipal, entregue em 2017. ■

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.