“O Clube das Sementes Mágicas” percorre território caldense
A Ágora – Associação Ambiental publicou o seu primeiro livro, “O Clube das Sementes Mágicas”, em resposta ao repto lançado pela editora Betweien. O livro de contos infanto-juvenis foi apresentado no café Palco, no CCC, no sábado, dia 6. Teve como autores Ivo Andrade, responsável pelo inventário do arvoredo do concelho das Caldas, cuja publicação na Internet está para “breve”, segundo o próprio, e Manuel Bandeira Duarte, vice-presidente da associação.
O livro é composto por seis contos que giram em torno de seis “árvores emblemáticas” do concelho. Três delas foram escolhidas por terem recebido um tratamento “negligente” ou por estarem em risco de abate face à sua localização aborrecida. As outras três foram protegidas pela comunidade, explica Ivo Andrade, que foi convidado pela Ágora para este projeto.
Além disso, o livro possui as coordenadas geográficas das árvores. “A rota que fizemos para fotografar as árvores, para que a ilustradora do livro pudesse fazer o seu trabalho, é uma rota que qualquer um pode fazer”, explica Manuel Bandeira Duarte.
Assim, o livro é um convite a “conhecer não só cada árvore, como a cultura de cada uma destas freguesias”: Salir de Matos, Santo Onofre, Alvorninha e N. Sr.ª do Pópulo, afirma Manuel.
Ivo Andrade conta que, durante o processo de inventariar o arvoredo urbano, “tivemos de nos ir informar sobre algumas árvores e de as georreferenciar”. “A primeira árvore do livro, o amieiro, é a única árvore de Interesse Público que temos no concelho, e está num terreno privado. [Durante a visita], fomo-nos cruzando com pessoas, e foi giro descobrir histórias associadas a como é que o amieiro foi classificado: foi graças a um senhor, a nível privado”, continua. “A história despertou-me para descobrir mais exemplos dessa sensibilidade [por parte de civis], que muitas vezes não há, mas que vai existindo cada vez mais, e é importante que continue a aumentar.”
Nesse sentido, a obra pretende “sensibilizar as pessoas para a importância de preservar as árvores”, “elementos vivos”, com um “período de vida muito maior que o nosso”, remata.
É desejo da associação dar vida ao “Clube das Sementes Mágicas”, para isso tendo já pensadas atividades para o próximo ano “alusivas ao que acontece nos contos (como ações de plantação de mais árvores das espécies ameaçadas ali referidas)”, revela o vice-presidente.
O livro custa 12 euros e pode ser adquirido falando com a associação ou no eco-mercado de Natal que decorre este sábado, na Rua Do Dr. Leão Azedo.
Feira solidária
Entre os dias 6 e 8 deste mês, esteve a decorrer, no Espaço Leonel Miranda, no Bairro da Ponte, uma feira de troca de roupas e velharias por alimentos, a favor do projeto De Volta a Casa, de Joaquim Sá. É já a segunda que a associação organiza como forma de dar resposta ao pedido de ajuda do benemérito, a primeira das quais decorreu em setembro, explica a presidente da Ágora, Véronique Tomaz. “A roupa é recolhida em várias associações, e depois aquela que sobra é devolvida ou dada às mesmas”, informou ainda. A feira aliou a sustentabilidade à ação social, dois pilares da Ágora.








