Sexta-feira, 30 _ Janeiro _ 2026, 12:38
InícioDesportoDo Céu ao Inferno em apenas quatro jogos

Do Céu ao Inferno em apenas quatro jogos

-

Série negra na Liga 3 prolongada ao quarto jogo e folga nos quatro primeiros acabou

A vantagem confortável que o Caldas construiu na primeira volta da Liga 3 acabou. Os pelicanos ainda estão nos quatro primeiros, mas têm agora o quinto e o sexto a apenas um ponto e o sétimo, que é agora o 1.º Dezembro, a três. A visita à equipa de Sintra até teve evolução positiva no jogo dos pelicanos face às duas derrotas caseiras anteriores, mas a ineficácia na finalização e um erro defensivo acabaram por deitar o esforço por terra.

É uma altura em que tudo parece correr mal ao Caldas. Depois de ficar sem Pepo, José Vala não pôde contar nesta partida com o central Rui Carreira, que fez uma fratura na mão esquerda num treino, durante a semana, e não foi opção para a partida. Pela ausência do central ou não, José Vala abanou a estrutura da equipa para tentar reencontrar o caminho para as vitórias, mas principalmente para os golos. É que, nos últimos cinco jogos, taça incluída, os pelicanos só tinham marcado por duas vezes.

Em vez do habitual 3-5-2, o técnico apresentou a equipa num 4-2-3-1 com muita capacidade para pressionar o bloco defensivo do 1.º Dezembro. Se a pressão funcionava e o Caldas, também com o vento pelas costas, conseguia criar grandes constrangimentos à saída do 1.º Dezembro.

Com bola, as coisas já não saíam tão bem. Apesar de ter presença assídua no meio campo do 1.º Dezembro, a abordagem à baliza falhava em passar o último reduto da equipa da casa.

Mas ao minuto 17, a insistência parecia compensar. O lance é de Ewandro à esquerda, o centro apanhou o braço de um dos defensores contrários e o árbitro assinalou o penálti. Recuperando a deixa de que tudo parece correr mal ao Caldas, João Tarzan foi para a cobrança e acertou no poste.

O domínio do Caldas teve muita aproximação, mas só mais uma clara oportunidade de golo, num lance em que Zé Gata conseguiu furar na área, mas o remate cruzado saiu ao lado. E o pior foi que a chegada do 1.º Dezembro à vantagem nem esteve na eficácia. Diogo Cardoso só teve que aproveitar um deslize de Wilson, que não conseguiu segurar um cruzamento de Jorge Bernardo, e encostar para a baliza.

O golo deixou mossa num Caldas obrigado a lutar contra ventos (literalmente) e tempestades (retoricamente) para inverter o resultado. E não foi capaz. Ofensivamente, a segunda parte teve pouco Caldas, e o que teve foi em cruzamentos que João Oliveira controlou. O único remate de registo veio por David Lopes, de longe e por cima. E, nos descontos, Paulo Lima selou o resultado num lance de apatia defensiva dos alvinegros.

- Advertisment -

Edição #5628

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.