O Tríduo pascal, que compreende os três dias de preparação para a festa da Páscoa é celebrado em Óbidos com várias iniciativas de índole religiosa e cultural.
Hoje, 17 de Abril, pelas 18h00, será apresentado o Roteiro da Ressurreição: Locais de Culto, no Museu Paroquial de São João Batista, seguido de música da Paixão no Esplendor Barroco, com Daniel Oliveira. Pelas 19h00 será inaugurada a exposição: Crucifixos da Paixão: objectos de arte sacra, na galeria da Casa do Pelourinho.
À noite, pelas 21h00, será celebrada a missa vespertina da Ceia do Senhor, na Igreja de São Pedro.
Na Sexta-feira Santa, as cerimónias religiosas começam pelas 10h00 com o Ofício de Leituras e Laudes. À tarde, pelas 15h00, será celebrada a Paixão do Senhor na Igreja de São Pedro e, pelas 18h30, será dramatizado o Auto Descimento da Cruz na Praça de Santa Maria.
No mesmo dia, por volta das 21h30, sairá da Igreja da Misericórdia a tradicional Procissão do Enterro do Senhor que, sendo realizada à noite, apenas tem como iluminação os archotes, transportados por jovens colocados em pontos-chave da passagem do cortejo.
No sábado, 19 de Abril, pelas 22h00, terá início a vigília pascal na Igreja de S. Pedro.
As cerimónias pascais em Óbidos terminam no domingo, 20 de Abril, por volta das 17h00, na Igreja de São Pedro, onde será celebrada a missa da Ressurreição.
F.F.





