Acontecimentos Culturais

0
324

COLECTIVA DE PINTURA E ESCULTURA NA GALERIA PEPPER’S

A Galeria Pepper’s acolhe até ao final do ano uma exposição de Natal que integra obras de pintura de Ana Mouga, Coque Bayon, Demetrio Sanz, Joana Franco, Maria João franco, Mário Rodrigues, Miguel Angel Bedate, Sabine, Real Bordalo, Turino, Joaquim Baltazar e Varatojo.
Poderão ser apreciadas esculturas de Chico Chaves, Luís Santos e de Rogério Abreu.

AS CALDAS E A REPÚBLICA NO MUSEU MALHOA

“O Museu José Malhoa. As Caldas e a República” assim se designa a exposição que está patente no Museu de José Malhoa. A mostra, organizada em parceria com o PH – Grupo de Estudos, inclui colecções do espólio artístico, documental e de arquivo do Museu Malhoa, assim como de outras colecções públicas e privadas.
“O Museu José Malhoa. As Caldas e a República”, exposição que assinala a comemoração do centenário da República, poderá ser vista até 27 de Fevereiro de 2011, de terça a Domingo, das 10 às 12h30 e entre as 14 e as 17h00.

PINTURA DE HERCULANO ELIAS NO MONTEPIO

O Salão Nobre do Montepio, acolhe a primeira exposição de pintura de um ciclo que está a ser organizado por mestre Herculano Elias.
A primeira mostra é constituída por seis pinturas a óleo daquele artista caldense sobre motivos marítimos. Esta exposição faz parte do programa comemorativo dos 150 anos do Montepio.


CERAMISTAS CONTEMPORANEOS NO MUSEU DE CERÂMICA

O Museu da Cerâmica acolhe a exposição “Cerâmica Contemporânea de Autor”. Trata-se de uma mostra que reúne obras de doze ceramistas de várias gerações, – Alberto Miguel, Armando Correia, Ana Sobral, Armindo Reis, Bolota, Carlos Enxuto, Eduardo Constantino, Fernando Miguel, Herculano Elias, Leonel Telo, Mário Reis e Paulo Óscar.
A mostra está patente até ao dia 31 de Dezembro.

“REPÚBLICA A BANHOS” NO MUSEU DO HOPITAL E DAS CALDAS

O Museu do Hospital e das Caldas, alberga a exposição “República a Banhos”, integrada nas Comemorações do Centenário da República.
A mostra poderá ser vista até 16 de Janeiro de 2011.

EXPOSIÇÃO NO CENTRO DE ARTES

Trabalho para apreciar no Centro de Artes no CCC

“Processos de Criação e Edição”  é como se designa a exposição que se encontra no Atelier Museu António Duarte. A mostra, – organizada pelo Centro de Artes e pela associação Oficina do Cego, – reúne um conjunto de livros de artista, livros de imagens e outros objectos produzidos em regime de auto-edição pelos elementos que compõem aquela  associação.
A mostra poderá ser vista até 31 de Dezembro.

COLECTIVA NA GALERIA PEPPER’S

A Galeria Pepper’s tem patente uma exposição colectiva onde podem ser vistas pinturas de Isabel Silva, Maria João Franco e de Mário Rodrigues. Estão igualmente patentes esculturas de Chico Chaves e de Rogério Abreu.
A Galeria Pepper’s fica na Rua Miguel Bombarda e esta mostra poderá ser vista até 3 de Dezembro.

PRESÉPIOS  DE VITOR MOTA NA CAPELA DE S. SEBASTIÂO

A Capela de S. Sebastião acolhe, uma exposição de presépios da autoria do ceramista Vítor Mota que pode ser apreciada até ao próximo domingo, dia 28 de Novembro.

PINTURA DE ANTÓNIO GUIMARÃES NA FOZ DO ARELHO

A galeria do bar Toa Toa, na Foz do Arelho acolhe a exposição “Retrospectiva 2010” que integra óleos sobre tela e que têm como inspiração “as grande complexidades do mundo contemporâneo”. A mostra vai estar patente até ao final de Dezembro.

CERÂMICA CALDENSE NO MUSEU DO AZULEJO E NA GULBENKIAN

Está patente no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, a exposição “Cerâmica Portuguesa da Monarquia à República” que conta com um núcleo totalmente composto por cerâmica caldense sobretudo da Fábrica de Faianças, fundada por Bordalo Pinheiro.
“ResPublica 1910 e 2010 face a face” é como se designa a mostra patente na Gulbenkian e realizada em parceria com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.
A mostra é comissariada por Helena de Freitas e Leonor Nazaré e dela fazem parte obras de vários autores caldenses ou ligados às Caldas, desde José Malhoa, Bordalo Pinheiro  até vários autores contemporâneos formados na ESAD. A mostra está patente até Janeiro.

EXPOSIÇÕES EM TORRES VEDRAS

A Galeria Municipal de Torres Vedras acolhe a exposição Musée de l’Armée: Le Retour des Botées da autoria de Gonçalo Pena, artista que já foi docente na ESAD. A mostra que poderá ser vista até 12 de Janeiro faz parte do programa do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras.
A Cooperativa de Comunicação e Cultura acolhe a exposição ‘”Pecados Capitais”, de pintura e escultura de Rodrigo Silvestre que pode ser vista até 12 de Dezembro nas suas instalações que ficam na Rua da Cruz, nº 9, em Torres Vedras.
A CCC acolhe uma Mostra de Artesanato e Feira de Natal que decorre até 24 de Dezembro, na Rua Almirante Gago Coutinho (no antigo Rufino).

FEIRA DAS VELHARIAS NO PARQUE D. CARLOS I

Realiza-se no próximo Domingo, dia 12 de Dezembro, no Parque D. Carlos I, no parque das Bicicletas, junto aos courts de ténis, mais uma Feira das Velharias. Logo de manhã, os vendedores de livros, selos, cerâmicas, colchas, móveis, roupas, num sem fim de utilidades, lá estarão para mais uma feira que se estende até à tarde.

Natacha Narciso
[email protected]