É do domínio público que o actual governo PSD/CDS, ao serviço do grande capital e da “Troika” do FMI, BCE e EU, prevê o encerramento do serviço de passageiros na Linha do Oeste entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz.
Esta medida, além de não se justificar, conforme o estudo já divulgado publicamente, é altamente lesiva dos interesses da região e a concretizar-se, vai prejudicar várias centenas de utentes, alguns dos quais podendo ver comprometido o seu posto de trabalho.
É bom não esquecer que a requalificação e modernização da Linha do Oeste é um dos compromissos assumidos pelo Estado, nas contrapartidas pela não construção do novo aeroporto na Ota, fazendo parte integrante do Plano de Acção do Oeste.
Também convém não esquecer as responsabilidades das várias administrações da CP e da Refer e dos respectivos Ministros da tutela que tudo fizeram para que esta via ferroviária se encontre no estado actual.
Ultimamente, vários têm sido os autarcas, deputados, associações empresariais, movimentos e personalidades de toda a região, que se pronunciaram contra esta medida, defendendo a importância do transporte ferroviário, quer a nível económico e social quer ambiental.
O PCP sempre defendeu e continua a defender a requalificação da Linha do Oeste, pelo que significa de mais valias económicas, decorrentes de um natural aumento do número de passageiros e mercadorias transportados, pelo maior bem estar para as populações que teriam à disposição um meio de transporte mais eficaz, confortável e mais barato e pela redução dos níveis de poluição, considerando a consequente redução do tráfego rodoviário.
O PCP exige que os Autarcas e Deputados do Circulo Eleitoral de Leiria, que se têm manifestado em defesa da Linha do Oeste, sejam coerentes e contribuam para que não se concretize mais este atentado aos interesses económicos e sociais da região.
O PCP, sempre ao lado dos utentes e das populações, tudo fará em colaboração com todos aqueles que defendem a Linha do Oeste, para que esta tenha futuro e seja um factor de desenvolvimento e progresso para a região.
É preciso mudar de política para um futuro melhor!
A DORLEI do PCP
![]()







