Quarta-feira, 4 _ Fevereiro _ 2026, 4:39
InícioBrevesPCP/CALDAS - Pelo CHON nas Caldas da Rainha

PCP/CALDAS – Pelo CHON nas Caldas da Rainha

-

Muito se tem discutido sobre o futuro Hospital das Caldas da Rainha, ou seja, o Hospital Oeste Norte, defendendo alguns um Hospital Novo e outros que era suficiente o alargamento do atual.
Na verdade, o Hospital novo estava nos compromissos (aliás, não cumpridos) do Governo PS/Sócrates no tão famigerado Plano de Ação do Oeste e também fez parte dos programas eleitorais dos partidos do atual governo.
Num dado momento, a Ministra da Saúde Ana Jorge decidiu que não haveria mais Hospital Novo dado que na sua opinião a solução mais económica seria o alargamento do atual.
Na realidade, muitos foram aqueles, incluindo o PCP, que não aceitaram a decisão e continuaram a exigir uma nova unidade hospitalar para o Oeste Norte.
Entretanto, veio a crise, a “troika”, o novo governo PSD-CDS e tudo mudou: já não há hospital, nem novo nem alargado e pouco a pouco o que existe vai perdendo valências.
O serviço de urgência está a rebentar pelas costuras, não há médicos suficientes, deixou de funcionar a valência de reumatologia e a gestão é pelo menos desastrosa.
Agora, numa estocada final, o CHON vai acabar e passa a CHO – Centro Hospitalar do Oeste, com centro de decisão em Torres Vedras, perdendo mais valências: cirurgia geral, dermatologia e ortopedia.
Isto é absolutamente vergonhoso e altamente prejudicial para os interesses dos cidadãos.
Aliás, é incompreensível que numa área territorial tão alargada, que vai de Alcobaça a Torres Vedras, o centro nevrálgico seja colocado numa zona periférica fora do distrito de Leiria. A extinção de serviços enunciada vai eliminar setores operacionais tidos como imprescindíveis em todos os hospitais, nomeadamente cirurgia e ortopedia.
Acresce que o Hospital de Torres Vedras é parceria público-privada com um défice de 30 milhões de euros… que garantias dá de bem gerir os restantes hospitais públicos?
O Hospital nas Caldas tem história, tem um percurso de prestação de bons serviços à comunidade e não faz sentido que venha agora perder as suas valências e a sua categoria.
No PCP estamos contra estas alterações que vêm, uma vez mais, prejudicar os utentes do Oeste-Norte e pôr em causa o Serviço Nacional de Saúde.
Aliás, o atual ministro da Saúde, estava até há bem pouco tempo ao serviço de grupos económicos da Saúde.
Questionamos também a posição do Presidente da Câmara das Caldas da Rainha e dos deputados eleitos pelo distrito de Leiria:
Estão de acordo com estas alterações?
Estão ou não ao lado das populações que os elegeram?
O que pretendem fazer?
Apelamos a todos aqueles que estão contra estas medidas a juntar a sua voz ao PCP e defender a continuação do CHON – Centro Hospitalar do Oeste Norte- nas Caldas da Rainha.

Loading

4 COMENTÁRIOS

- Advertisment -

Edição #5628

Capa da Semana


VER CAPA


INICIAR SESSÃO

Acesso exclusivo a assinantes
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.