A região Oeste registou durante esta semana mais 59 casos confirmados de covid-19. Trata-se de um aumento a rondar os 15%. Ainda assim, o número de casos activos desceu e contam-se agora 265 (menos 48 do que na última semana) fruto das 106 recuperações
(um aumento também a rondar os 15%). A lamentar há o 28º óbito na região, o sexto no concelho de Torres Vedras. A taxa de casos activos por milhar de habitantes no Oeste tem vindo a descer, situando-se agora nos 0,73 casos por milhar de habitantes

Situação epidemiológica no Oeste

Casos activos

Esta semana registam-se menos 48 casos activos no conjunto dos concelhos do Oeste. Segundo os dados da Comunidade Intermunicipal do Oeste, à data do fecho desta edição existiam 265 casos activos (uma redução de 15% face aos 313 da última semana).
Nos últimos sete dias registaram-se 106 recuperações, o que significa que já 773 pessoas recuperaram da covid-19 no Oeste. Lamenta-se o 28º óbito, que foi o sexto no concelho de Torres Vedras (que a par das Caldas é concelho do Oeste com mais mortes).
Ainda assim, é preciso manter o estado de alerta, até porque nesta semana registaram-se ainda 59 novos casos confirmados (um aumento de 5,8%).
A taxa de casos activos por milhar de habitantes no Oeste tem vindo a descer e fixa-se agora nos 0,73 casos activos por cada milhar de habitante (tendo como base os dados da população dos Censos 2011). Na semana anterior essa taxa cifrava-se nos 0,86 e na semana anterior no 0,98.
A taxa de infecção, calculada através do número de casos confirmados, permite perceber que desde o início da pandemia no Oeste houve um total de 2,94 casos confirmados da doença por cada milhar de habitante. Foram já 1066 casos confirmados.
No caso do concelho das Caldas esta semana foram confirmados 13 novos casos, existindo agora 44 casos activos (são menos seis do que na última semana). Durante uma semana houve 19 recuperações no concelho termal, num aumento de 18,4% para um total de 122.
A taxa de casos activos por milhar de habitante nas Caldas desceu para os 0,85 casos por cada milhar de habitante. Na última semana este valor rondava 1 caso por milhar de habitante.
Em Óbidos registou-se um novo caso, mas o número de activos desceu de nove para oito (fruto de duas recuperações).
Em Alcobaça também se registou um novo caso, mas o número de casos activos desceu de 21 para 18, fruto das quatro recuperações.
Também no Cadaval se registou um novo caso, mas o número de casos activos desceu fruto das quatro recuperações. Em vez de quatro casos activos o concelho cadavalense conta agora com um.
No concelho de Torres Vedras registaram-se 19 novos casos , o que faz deste o concelho do Oeste com mais novos casos e também aquele que tem actualmente mais casos activos (são 70, o que é, ainda assim, uma redução face aos 83 da última semana).
Em termos de recuperações também foi em Torres Vedras que se registaram mais (foram 29). É bom ter em conta que este é também o concelho do Oeste com mais habitantes.
No Sobral de Monte Agraço registaram-se 13 novos casos e há agora 31 casos activos (mais seis do que na última semana).
Em Alenquer houve quatro novos casos, mas também neste concelho o número de casos activos desceu, registando-se menos 19 activos do que os 86 da última semana (fruto das 23 recuperações).
No município da Lourinhã foram confirmados esta semana mais quatro casos, mas o número de activos subiu apenas de seis para sete, fruto das três recuperações.
Em Arruda dos Vinhos houve três novas infecções confirmadas, mas o número de activos subiu apenas de 8 para 9, porque se registaram mais duas recuperações.

TRÊS CONCELHOS DO OESTE SEM NOVOS CASOS

Os concelhos da Nazaré, Bombarral e Peniche não registaram novos casos esta semana. Aliás, o caso da Nazaré é particular, no sentido em que é o único concelho do Oeste que não tem agora qualquer caso activo (fruto das três recuperações que elevaram o total de recuperados para sete). Neste concelho foram infectadas, desde o início da pandemia, nove pessoas e duas faleceram.
Em Peniche o número de casos activos desceu de 14 para oito, porque mais seis pessoas recuperaram da covid-19. No Bombarral em vez de quatro casos activos há agora dois.