
Conceição Henriques dará continuidade ao trabalho feito pela associação nos últimos anos
A vereadora Conceição Henriques, como representante do Município das Caldas da Rainha, é a nova presidente da direção da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC).
A eleição dos novos órgãos para o biénio 2026-2028 decorreu a 23 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, tendo ganho a Lista A por unanimidade.
À Gazeta das Caldas, a dirigente referiu algumas das atividades feitas nos últimos quatro anos – de cariz nacional e internacional – e que visaram colocar o país e a AptCVC, “não só na Europa como no mundo”, visto que um dos eventos que teve lugar nas Caldas e em Alcobaça atraiu ceramistas e especialistas de todo o mundo dado que era da Academia Internacional de Cerâmica. Este ímpeto, já decorreu com o município caldense nos órgãos sociais, e tomámos a dianteira e participando em conjunto com outros municípios nos eventos nacionais e internacionais da AptCVC.
“Agora pretendemos aprofundar as relações entre os vários municípios de cerâmica em território nacional”, disse a autarca caldense acrescentando que as Caldas, já convida outros municípios para participar na Mestra, a mostra de cerâmica que decorre no Parque no verão. Outro momento de grande impacto será o segundo Congresso da AptCVC que terá lugar em Barcelos. “Pretendemos continuar a aprofundar as relações internacionais, já que o anterior presidente, Capão Filipe, presidente da Câmara de Aveiro, foi convidado também para gerir o grupo europeu das Cidades e Vilas de Cerâmica. Maria da Conceição referiu também que este ano vai realizar-se também o Congresso AIC na China e a Argila que terá lugar em Itália.
“Caldas da Rainha é reconhecida pelos parceiros como um dos polos mais ativos da arte cerâmica no país”, disse a vereadora, acrescentando que neste momento já une 31 localidades cerâmicas do país.
A autarca caldense já tomou posse, bem como os órgãos liderados por representantes de outras autarquias ligadas à cerâmica. Após a tomada de posse, a nova presidente da direção da AptCVC, a vereadora Maria da Conceição Henriques, da Câmara das Caldas, agradeceu a todos os municípios associados, pelo voto de confiança demonstrado e também aos órgãos sociais cessantes pelo vasto trabalho desenvolvido e realizado, tanto nacional como internacionalmente. A Assembleia Geral, encerrou, com o pedido de um voto de louvor, aprovado por unanimidade, aos órgãos cessantes e em especial a Capão Filipe (ex-presidente da direção da AptCVC e ex-vereador da Cultura da Câmara de Aveiro).











