Equipar Museu Leopoldo de Almeida custa mais de 120 mil euros

0
1471

O Museu Leopoldo de Almeida vai abrir portas no próximo 15 de Maio, tal como já tinha sido noticiado pela Gazeta das Caldas em Agosto passado.
O edifício está concluído e está em curso a implementação do projecto museológico do novo museu do Centro de Artes, depois dos de António Duarte, João Fragoso, Barata Feio e Concas. “Falta apenas alguns pormenores mas estamos a trabalhar para abrir no próximo Dia da Cidade”, disse a vereadora Maria da Conceição Pereira, acrescentando que se está na fase de aquisição de equipamentos.

Estão a ser adquiridas desde vitrines a plintos – assim como se está a trabalhar, desde o ano anterior, na recuperação e restauro de obras daquele escultor lisboeta que já se encontram no Centro de Artes.
Segundo a autarca, já foi estabelecido contacto com a Câmara de Lisboa para a vinda de peças do escultor para o museu com o  seu nome. Serão cerca de dez obras (algumas de grande dimensão) que “virão temporariamente para o novo museu”, explicou. Neste fase de instalação, os equipamentos e o restauro das peças custarão entre 120 e 150 mil euros.
O museu vai abrir cinco anos depois da data prevista por problemas de insolvência da empresa de construção civil que ficou com o projecto que custou um milhão de euros e contou com apoio comunitário.
Leopoldo de Almeida (1898 – 1975) executou, entre muitas outras obras, os grupos escultóricos do Monumento aos Descobrimentos e algumas esculturas patentes no Palácio de S. Bento. Durante algum tempo, foi responsável pelo ensino da escultura na Escola de Belas Artes de Lisboa.