Quarta-feira, 18 _ Fevereiro _ 2026, 22:30
Início Cultura Galeria Bohio Creative recebe coletiva

Galeria Bohio Creative recebe coletiva

0
39
Parte do grupo dos estudantes que está a expor na Galeria Bohio Creative

Trabalhos de alunos de Dila Moniz, patentes até amanhã no centro da cidade

Abriu ao público no sábado, 24 de janeiro, na galeria Bohio Creative, uma exposição pop-up, que reúne trabalhos das turmas de adultos e seniores da Desenhos do Bruno Academia. Os estudantes são coordenados pela artista Dila Moniz.

A responsável contou que possui alunos com idades entre os 20 e os 88 anos, parte deles estrangeiros que vivem na região.

- publicidade -

Presente está também um painel que foi criado por oito alunos desta academia designado “Fragmentos de Liberdade” pois reúne uma composição abstrata onde cada um “fez o que lhe veio da alma sem ver o que os outros alunos estavam a criar”.

Há estudantes que já pertencem à Academia há vários anos e é com Dila Moniz que aprendem a desenhar e a pintar, com recurso a vários materiais.

“Este trabalho é de uma aluna que representa as suas filhas”, disse a coordenadora.

Presentes estão também os trabalhos de Fadia Zebib, autora libanesa que se dedica a retratar crianças que sofrem o quotidiano na Faixa de Gaza. Há um retrato de uma mulher que perdeu parte dos dedos de uma mão que mostra na pintura. Ela foi vítima do ataque dos pagers que aconteceu no Líbano em setembro de 2024.

Da mostra fazem parte 20 trabalhos que celebram a liberdade criativa e a experiência vivida.

Também estão presentes trabalhos feitos em pastel seco e em grafite. Além dos familiares há quem escolha também retratar os seus animais de estimação, bem como as paisagens oestinas e também da vila de Óbidos.

Há vários quadros dedicados a plantas, flores e animais e ainda retratos vários feitos no início da aprendizagem sobre um avião de papel. É um dos primeiros desafios que Dila Moniz coloca aos seus alunos no início da aprendizagem.

“A partir desse exercício eles vão melhorando as técnicas do desenho à vista”, disse Dila Moniz acrescentando que após a desconstrução do avião, seguem-se outros trabalhos onde pássaros, peixes e elementos naturais se misturam em novas composições. As propostas de uma das autoras são feitas com esferográfica sobre papel. Também estão presentes propostas de colagens e de ilustração, partindo sempre da base do desenho. A próxima exposição será de cerâmica de Mariana Sampaio que decorrerá em fevereiro e que será composta por trabalhos dos seus alunos. A artista tem atelier nos Silos. Segundo Franchesca Melendez, da Bohio, haverá uma Open Call, seguida de exposição no mês de março.

Loading

- publicidade -
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.