Rita Ribeiro dedica-se à bijuteria sustentável

0
214

Caldense criou a própria marca de bijuteria, Elo, que tem crescido online. Atualmente já tem peças em lojas caldenses

A caldense Rita Ribeiro, de 32 anos, começou a fazer as primeiras peças de bijuteria sustentável em Dezembro de 2020, primeiro para si e para oferecer às suas amigas. Hoje tem a sua própria marca e já vende em várias lojas das Caldas.
As suas peças, brincos, pulseiras e correntes de óculos, são feitas em PAL, um material plástico biodegradável, feito a partir de recursos naturais. “Do início ao fim das peças é tudo feito por nós”, contou Rita Ribeiro à Gazeta das Caldas, acrescentando que conta com ajuda do seu marido, Joel Calhau, responsável por várias fases da criação das propostas.
“Desde o design, ao desenho técnico, à produção, tudo passa por nós”, afirmou a autora.
Depois de desenhadas digitalmente e de testadas, as peças são produzidas numa impressora 3D. Depois, Rita Ribeiro finaliza todas as peças dando-lhes os detalhes e os aperfeiçoamentos necessários.
Com o sucesso das peças, a empreendedora acabou por criar a sua própria marca, o Elo, em julho último.
Rita Ribeiro diz que se designa desta forma pois trata-se de “um projeto de ligações de amor, de amizade, de inspiração e com o propósito de fazer feliz quem dele faz parte”.
Para criar as suas propostas, a criadora diz que se inspira nas pequenas coisas que a rodeiam, em sítios e também nas próprias pessoas. É nestes últimos que se inspira para a escolha das cores e dos padrões das suas peças.
Por agora, as criações da Elo têm surgido de forma espontânea, sem grande planeamento. “Umas vezes da vontade de criar, outras até surgem de sugestões oriundas da comunidade Elo”, referiu a autora que, às vezes, também se inspira diretamente em pessoas ou em marcas para dar cor e forma às suas peças.
Neste momento, “o Elo deixou de ser um projeto” pois “transformou-se naquiloque quero fazer na minha vida”, disse.
O projeto tem permitido à autora uma “grande realização profissional e também pessoal, já que neste caminho tenho encontrado as pessoas mais incríveis”. Rita Ribeiro explicou que todas já pertencem a este “Elo” que tem crescido na internet.
“Temos loja online e é nas redes sociais que esta comunidade tem crescido, com muitas partilhas que vão para além dos produtos!”, referiu a caldense que ainda não participou em mercados criativos mas que já tem peças à venda em alguns espaços comerciais na cidade, como é o caso da loja da Gazeta das Caldas.
As peças Elo têm preços médios que rondam os 15 euros.■