Juntos representam 81 das 158 empresas e cerca de dois terços do volume de negócios. No que toca à dimensão, a maioria são Pequenas Empresas
O Comércio é o principal setor da região entre as 158 PME Excelência do Oeste. As 41 empresas dedicadas a este setor faturaram mais de 246 milhões no último ano, com exportações acima dos 50 milhões de euros e resultados líquidos a rondar os 27,5 milhões de euros.
Com apenas menos uma empresa encontramos a Indústria, responsável por um volume de negócios acima dos 203 milhões de euros no último ano, com 25 milhões de euros de resultados líquidos. Em termos de EBITDA (os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) apresenta um valor um pouco acima do Comércio, liderando o ranking.
Se, juntos representam mais de dois terços do total do volume de negócios, há diferença entre eles, como a dimensão das empresas. Se no Comércio há quase 80% Pequenas Empresas e apenas 5% Médias (com 17% Micro), na Indústria a divisão é de 70/30 entre Pequenas e Médias. Ou seja, há mais Médias Empresas na Indústria, sendo mesmo o setor com a percentagem mais alta neste indicador.
O terceiro setor mais representado em número de empresas é o do Turismo, com 26. No entanto, em termos de volume de negócios o pódio é fechado com a Agricultura e Pescas (quase 56 milhões de euros), que em número até aparece abaixo da Construção e Imobiliário, que seria terceiro se o indicador tido em conta fosse o da Exportação, com mais de 5,2 milhões de euros.
Já se o termo de comparação forem os resultados líquidos do último ano, então os Serviços (sexto em número de empresas, com apenas 12) são o terceiro, com 8,7 milhões de euros.
Uma curiosidade é que, apesar de liderarem o ranking, os dois setores dominantes perderam empresas face ao último ano. O Comércio tinha 67 e a Indústria 47. Já o setor do Turismo cresceu bastante este ano, com o dobro das empresas e do volume de negócios face ao ano transato. Outro setor que cresceu no ranking foi o da Agricultura e Pescas, que das sete passou a 16, com o volume de negócios a subir dos quase 16 milhões de euros para os 56 milhões de euros.
Em termos de dimensão é também interessante perceber que o setor dos Transportes é o que apresenta menos Pequenas Empresas, com 50%, e também o que tem mais Micro Empresas, com 33%. A maior parte dos setores apresenta cerca de 75% de Pequenas Empresas entre o total.
Em relação ao último ano, há mais Pequenas e menos Médias Empresas no ranking, com as Micros a crescerem meio porcento para os sete.
Quanto ao volume de negócios, nas Médias Empresas da região neste ranking houve uma quebra acima dos 100 milhões de euros. No total das Micro e nas Pequenas Empresas registaram-se subidas de 5 milhões de euros. Nos resultados líquidos cenário semelhante, com subidas nas Micro e nas Pequenas e com descida nas Médias Empresas.





