Alunos desafiados a serem os melhores profissionais possível

0
319
Os oradores partilharam a sua experiência profissional e a visão para o turismo e como este deve ser visto atualmente.

Dia Mundial do Turismo assinalado na EHTO com aula inaugural onde os oradores partilharam experiência de vida.

O ano letivo arrancou com convidados ilustres na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, na passada terça-feira, mas os alunos foram o centro das atenções. E há histórias que vale a pena contar.
O gosto da mãe pela confeção de bolos e o facto de ter sido despedida da fábrica onde trabalhava foram incentivos para a jovem Leonor Gaião abraçar um novo desafio: tirar um curso profissional na área da pastelaria. O início dos estudos coincidiram com a época da pandemia, mas isso não a impossibilitou de concorrer aos 34° Concursos Europeus da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo, que decorreram em novembro de 2021 em Tallinn (Estónia) e que acabaria por vencer juntamente com seu colega de equipa, o belga Kenji Van Geit.
Convidada a partilhar a sua experiência com os novos alunos, Leonor Gaião, que atualmente trabalha no Royal Óbidos, incentivou-os a aproveitar as oportunidades e terem sempre motivação no que fazem. “Sejam a vossa melhor versão”, aconselhou.
José Pereira, com uma experiência de quatro décadas na Pousada de Óbidos traçou um retrato da evolução daquela que foi a primeira pousada histórica do país, criada em 1950. Quando lá chegou, para colaborar na gestão com a italiana Luísa Satanela, encontrou uma pousada com cinco quartos de hóspedes, um bar fechado ao exterior e um restaurante pequeno. Os clientes não podiam permanecer mais de cinco dias na unidade, garantindo assim uma maior rotatividade, partilhou o gestor hoteleiro, acrescentando que registaram-se muitas alterações ao longo do tempo. Uma delas é a importância da formação dos trabalhadores, mas também a perceção que os empresários têm de ter, de lhes pagar o valor justo, defendeu José Pereira, também ele aluno de Hotelaria e Turismo, na Escola Alexandre Almeida, que viria a dar origem à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
“Durante o vosso percurso vão ouvir muitas vezes a palavra ‘Não’ e têm que perceber se é o projeto que querem desenvolver e levá-lo para a frente”. O conselho foi deixado pelo presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, que chegou a querer ser professor de Educação Física antes de se ter licenciado em Engenharia Agronómica. Referindo-se a Óbidos, destacou o seu potencial turístico, que o atual executivo está a tentar diversificar pelas áreas da cultura, natureza, desporto, saúde, religião e militar.
Este município está a trabalhar em conjunto com o das Caldas em várias áreas, com o objetivo de potenciar a região e atrair mais visitantes. Um desses casos é a animação de Natal, com uma oferta integrada, explicou o presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques, que também partilhou a sua experiência de vida. Filho de um empresário, seguiu o negócio da família, a par de uma forte atividade associativa. Aos jovens incentivou a aposta na formação e, sobretudo, que quando assumirem um compromisso a ele se dediquem a 100%.