Apresentada candidatura à rede europeia de cidades termais

0
506

CaO delegado geral da European Historic Thermal Towns Association (EHTTA), Michel Thomas Penette, que também é o director do Instituto Europeu dos Itinerários Culturais, visitará as Caldas em Dezembro para conhecer a cidade e o seu património termal. Caso a sua apreciação for favorável, Caldas da Rainha poderá integrar a rede europeia que junta as mais famosas estâncias termais. A decisão será anunciada a 5 de Março, em Bath (Inglaterra), na próxima assembleia geral.
Esta visita resulta do interesse das Caldas em integrar esta rede termal. O vereador Hugo Oliveira esteve, entre 16 e 18 de Outubro, na cidade italiana de Acqui Term, onde teve lugar uma assembleia geral desta organização que funciona na égide do Conselho da Europa e apresentou o interesse caldense em aderir à associação. A candidatura das Caldas é apadrinhada pelos representantes da cidade espanhola de Ourense que entregaram uma “carta de conforto” em defesa desta candidatura portuguesa.
De acordo com Hugo Oliveira, “as coisas estão bem encaminhadas pois eles gostaram da nossa candidatura”, disse, acrescentando que fez logo notar que neste momento as termas não se encontram a funcionar. O autarca destaca, no entanto, que as “termas caldenses possuem uma vertente histórica e cultural muito forte, o que nos deixa muito bem posicionados para o efeito”.  Integram esta associação as mais importantes termas europeias como Baden Baden (Alemanha),), Karlovy Vary (Rep. Checa), Budapeste (Hungria),  Spa (Bégica), Vichy (França), alem das já referidas.

F.F.