Quinta-feira, 19 _ Fevereiro _ 2026, 2:59
Início Sociedade Autora libanesa escreve livros infanto-juvenis em inglês

Autora libanesa escreve livros infanto-juvenis em inglês

0
24
Fadia Zebib quer traduzir os seus livros para português e outras línguas

Artista libanesa que vive nas Caldas dedica-se à pintura e aos livros infantis

Fadia Zebib é libanesa e antes de vir viver para as Caldas, morou vários anos nos EUA. Também passou por países africanos e depois viveu a experiência da guerra na sua terra natal. A autora, que trabalhou na área da química, após a pandemia quis vir viver para a Europa, depois de se ter deixado encantar por Portugal. Em 2022 decidiu vir viver para as Caldas com o seu marido. Ele é sírio, ela é libanesa e esta última conta que “não é seguro viajar para os nossos países”.

Vieram durante um mês e decidiram ficar pois esta zona lembra-lhse a sua vida no Líbano. “Foi por acidente que parámos aqui, mas adoramos cá viver”, contou a autora, empenhada em tentar ajudar crianças que vivem no Médio Oriente, sobretudo as que passam grandes dificuldades. “Muitas são refugiadas e senti necessidade de fazer algo para os ajudar”, disse Fadia Zebib que já tem três livros editados em Portugal, em inglês. Também foi nas Caldas que tem aprendido a pintar e hoje já participa em mostras coletivas nas galerias caldenses. A sua preocupação com as crianças está sempre presente no seu trabalho.

- publicidade -

Já publicou “We are creative” e logo um segundo intitulado “The Adventures of Fairuz and Snapdragon” e que conta a história de uma rapariga de oito anos que vai num passeio pela floresta com o seu cão. “Ela é muito curiosa e vai explorar o mundo animal e das plantas”, contou a autora que tem como mote para as suas obras o empoderamento feminino.
O terceiro “Tweet and the Birch Tree” é dedicado à natureza, ao amor e de como tudo está interligado. “É um livro que se preocupa com a proteção do próprio planeta”, contou a autora.

Fadia Zebib – que escreve para leitores com idades entre os cinco e os nove anos – já esteve em escolas onde conta com a colaboração das crianças estrangeiras para traduzir as suas histórias em português e quer repetir a experiência.

E já está a preparar um novo livro sobre uma menina que vive a guerra do Líbano.

É tudo autopublicado e, neste momento, os seus livros, que têm caráter solidário, estão à venda online, na loja da Gazeta das Caldas e também na Mercearia Zen.

Loading

- publicidade -
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.