Bombeiros da Benedita receberam uma ambulância no seu 24º aniversário

0
1001

Os Bombeiros Voluntários da Benedita contem com uma nova ambulância de socorro, baptizada no dia em que a corporação comemorou o seu 24º aniversário, a 8 de Dezembro.
A aquisição da nova viatura contou com a colaboração de populares e empresas das várias freguesias servidas pela corporação, que mais uma vez participaram no peditório levado a cabo semanas antes do aniversário. Uma contribuição que vai ainda permitir entregar alguns equipamentos de protecção individual aos bombeiros que ainda não o tinham.
Esta nova ambulância veio substituir outra viatura que sofreu um acidente no passado mês de Maio. “Deviam ser duas a ser substituídas, pois a nossa ambulância de socorro mais velha já tem 13 anos e começa a dar problemas. Pena é a crise”, lamentou António Paulo, comandante da corporação.
Na sessão solene das comemorações este responsavél Paulo manifestou ainda preocupação com o facto de cada vez mais bombeiros estarem a e emigrar ou a trabalhar para fora da Benedita, o que reduz drasticamente o número de soldados da paz disponíveis para se mobilizarem em pouco tempo em situações de emergência. “Actualmente não são mais de cinco os bombeiros que estão a trabalhar na freguesia e que podem comparecer rapidamente em caso de necessidade. Há dez anos eram uns 20”, realçou o comandante.
Não obstante os constrangimentos financeiros e de pessoal, os Bombeiros da Benedita prometem continuar empenhados em socorrer as populações e dizem-se disponíveis para ajudar sempre que for necessário e onde for necessário. Foi o que aconteceu este ano, em que a corporação prestou auxílio, não só no distrito de Leiria, mas em locais bem mais afastados, como no Algarve. E o esforço da corporação é reconhecido pelas várias entidades representadas nas cerimónias.
Mário Cerol, presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Leiria e representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, salientou que “os bombeiros da Benedita têm sido um exemplo para o distrito pela sua entrega e dedicação”.
Já Carlos Guerra, segundo comandante distrital de operações de socorro, não esqueceu quão difícil é assegurar o equipamento e a manutenção de viaturas das quatro corporações do concelho de Alcobaça. Um facto também salientado pelo presidente da autarquia alcobacense, Paulo Inácio, que ainda assim garante que as dificuldades “nunca hão-de ser superiores ao compromisso dos bombeiros em prestar auxílio aos outros de forma gratuita e honrada”.
Na cerimónia ficou ainda a promessa de várias iniciativas de carácter operacional e abertas à população no decorrer do próximo ano, com o objectivo de comemorar um quarto de século de auxílio não só aos beneditenses, mas também aos habitantes das freguesias de Turquel, Santa Catarina e Vimeiro, entre outras.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt