Casos de intoxicação alimentar no Festival do Marisco da Foz do Arelho

0
3832

De sexta-feira a domingo (3 a 5 de Junho) decorreu na Foz do Arelho a sexta-edição do Festival de Marisco, que teve casa cheia todos os dias e se realizou no Centro Social e Recreativo.

Mas a iniciativa ficou manchada por 15 casos de intoxicação alimentar (gastrenterite aguda) que foram registados no serviço de urgência do Hospital de Caldas da Rainha. Todos os pacientes tinham em comum o facto de terem jantado marisco sábado à noite no festival. Domingo à tarde, por ordem do delegado de saúde pública, a organização suspendeu o serviço de refeições.

Bruno Francisco já havia visitado edições anteriores do Festival do Marisco da Foz, mas este ano a experiência correu mal. Sábado à noite jantou com a família no evento e no dia seguinte começaram os sintomas de intoxicação alimentar (vómitos, diarreia e febre). Primeiro foi a esposa a sentir-se mal, depois Bruno Francisco. No domingo à noite acabou por dirigir-se ao Hospital das Caldas, onde fez as análises que confirmaram o que Bruno já suspeitava: estava com uma gastrenterite aguda. Na sala de espera encontrou mais queixosos que, coincidentemente, também tinham jantado nessa noite no festival.
O Centro Hospitalar do Oeste rapidamente alertou a Unidade de Saúde Pública Zé Povinho, que domingo à tarde enviou para a Foz do Arelho uma equipa de investigação que deu início a um estudo epidemiológico, recolhendo amostras dos mariscos que foram depois para análise com o objectivo de encontrar a bactéria ou toxina responsável pela intoxicação. “Por uma questão de prevenção o festival foi suspenso por volta das 18h00, não havendo continuidade durante a noite”, informou o delegado Jorge Nunes, acrescentando que nenhum dos doentes esteve em estado grave e que actualmente a situação está controlada.
Jorge Nunes salientou ainda que a organização do festival contou com a supervisão de uma equipa externa de Engenharia Alimentar (HACCP) para que fossem garantidas todas as condições de higiene, tanto na cozinha como no serviço.
Até ao fecho desta edição da Gazeta das Caldas não estava confirmado qual o marisco contaminado nem se a origem da contaminação se devia a errada manipulação na altura da sua confecção, ou se originalmente o produto já foi comprado estragado. Pedro Teles, presidente do Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho, garantiu que todo o marisco adquirido se encontrava dentro dos prazos de validade e que a empresa fornecedora Aki-D’el-Mar “é da máxima confiança, estando presente em muitos supermercados”.
Bruno Francisco tem estado a recolher o testemunho de todos os afectados pela intoxicação através das redes sociais e disse que tenciona apresentar queixa às entidades competentes “pois trata-se de um caso de saúde pública, houve pessoas que ficaram impedidas de ir trabalhar e é importante que não se volte a repetir”.
A organização do Festival do Marisco assegurou que possui um seguro em casos de intoxicação alimentar e que irá divulgar um comunicado a todos os que visitaram o evento. “Mostramos o nosso pesar e esperamos apenas que nada de mais grave tenha acontecido com as pessoas que comeram no nosso Festival. Lamentamos, obviamente, e esperamos conseguir perceber o que, apesar de todos os esforços, aconteceu”, acrescentou Pedro Teles, adiantando que esta foi uma situação sem antecedentes.

Festival está a crescer

Domingo à hora de almoço, a família de Pedro Ramos e Aida Gonçalves mostra-se satisfeita com a relação qualidade-preço do marisco. “Pedimos um pouco de tudo e posso dizer que está tudo óptimo”, afirma Pedro Ramos, criticando, contudo, o tempo de espera nas filas. “O festival tem vindo a crescer e actualmente as instalações não chegam para receber tanta gente interessada”, acrescenta.
Das iguarias servidas nesta sexta edição destaque para a sapateira recheada, as enguias fritas, a amêijoa, o berbigão, navalhas e as percebes. Houve também feijoada do mar, sopa de peixe e fritada de carne para quem não era adepto do marisco.
Durante os três dias o palco esteve animado com música e pela primeira vez a organização disponibilizou espaço para os bares da Foz do Arelho. Marcaram presença o Beach Club e o Caravela.
Os lucros obtidos no festival servirão para reparar o chão do Centro Social e Recreativo da Foz.