Dois merlões do castelo de Óbidos com danos causados por grua

0
310

Uma grua embateu na muralha provocando danos físicos em dois merlões, que deverão ser restaurados até ao início de junho

 

Uma grua utilizada na reabilitação de um edifício dentro da vila de Óbidos embateu na parte cimeira da muralha quando eram efetuados trabalhos de desmontagem, tendo provocado danos no monumento classificado.
Deste embate resultaram danos em dois merlões, que coroavam o parapeito existente junto ao caminho de ronda da cerca urbana. “Um merlão ficou parcialmente danificado na parte superior, enquanto que o outro merlão ficou totalmente destruído, ficando somente um pequeno bloco de alvenaria sobre o parapeito, mas que se encontra destacado”, explicam os serviços técnicos da câmara de Óbidos.
Face às características e dimensão da obra em causa, a utilizaçãoda grua era a única solução. Foram ponderadas alternativas, que se revelaram “tecnicamente inviáveis devido às características morfológicas da vila”, explica a mesma fonte. Foi elaborado auto da ocorrência, com acompanhamento de elementos da GNR, da Fiscalização e do Serviço de Arqueologia do município de Óbidos e, com base nesse documento, serão desenvolvidos os procedimentos de notificação ao dono de obra. Foi, também, recolhido o material pétreo resultante da destruição para ser posteriormente utilizado na reconstrução dos elementos arquitetónicos afetados, a qual deverá ser realizada no âmbito de uma intervenção de conservação e restauro, que deverá acontecer até ao início de junho.
Ainda de acordo com a autarquia, deverá ser elaborado um relatório prévio e projeto de intervenção por um técnico na área de conservação e restauro, o qual será remetido para parecer prévio da Direção-Geral do Património e Cultura e a intervenção só deverá ter início após a autorização do proprietário do monumento, que é a Direção-Geral do Tesouro e Finanças. ■