Novo Museu da Cerâmica motiva amplo consenso

0
508

O programa preliminar para o novo Museu da Cerâmica foi aprovado por unanimidade na Assembleia Municipal. Tratou-se da última deliberação do atual mandato

Um museu que é espaço expositivo da cerâmica, mas também centro de investigação e formação e centro cultural. É desta forma que é proposto o novo Museu de Cerâmica, pelo grupo de trabalho, coordenado pelo historiador João Bonifácio Serra, e cujo programa preliminar foi apresentado, e aprovado por unanimidade, na Assembleia Municipal das Caldas de 7 de setembro.
O edifício central do novo museu deverá ser implantado nas instalações da antiga Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro e integrará também o Palacete do Visconde de Sacavém, anexos e jardim, bem como espaços que a Visabeira possa dispensar na zona que detém na antiga fábrica de faianças. “É desejável que a este complexo museológico possa somar-se o espaço da antiga Quinta da Boneca, situado em zona de reserva ecológica”, refere a proposta, acrescentando que foi nas suas imediações que Bordalo Pinheiro criou a fábrica, o Parque das Faianças e a sua residência nas Caldas.
Maria da Conceição Pereira, vereadora da Cultura, disse tratar-se de um “projeto ambicioso”, tanto ao nivel da funcionalidade, como da construção, apontando para cerca de cinco mil metros quadrados de intervenção. “É um museu com salas expositivas, com uma área de reserva bastante ambiciosa e que, simultaneamente, pretende-se que seja virado para a contemporaneidade, para a investigação, para a ligação às escolas, universidades, e que esteja em permanente atualização e movimento”, sintetizou a autarca. Maria da Conceição Pereira pediu aos deputados para, com o seu voto, darem sinal da importância que o equipamento tem para as Caldas e também para a região, inclusive para a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura.
A autarquia está a aguardar a transferência das competências na área da Cultura. de modo a começar a trabalhar no processo com vista à criação do “museu nacional”, avançou a autarca.
À definição do programa segue-se a elaboração do procedimento para a realização do concurso para elaboração da obra. “É importante a Assembleia emitir um parecer a propósito da integração das Caldas, com Leiria, na candidatura a Capital Europeia da Cultura, como também para sentirmos o conforto político, consensual, neste caminho para um grande investimento para o concelho”, referiu o presidente da Câmara, Tinta Ferreira.
Os deputados municipais destacaram a importância do projeto e, alguns deles, tornaram pública a dificuldade em conseguir a brochura apresentada com o programa preliminar, tendo em conta o tamanho da letra e o formato em que foi apresentado. Sofia Cardoso (CDS-PP) deixou ainda algumas sugestões, nomeadamente a criação de um estúdio de fotografia para jovens ceramistas e artistas plásticos e de um espaço de co-working. Deixou ainda votos para que o próximo executivo consiga executar o projeto nos próximos anos.
Também o presidente da Assembleia Municipal, Lalanda Ribeiro, destacou a importância desta obra para as Caldas, realçando que com esta deliberação encerraram com “chave de ouro” os trabalhos deste mandato autárquico. ■