Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 16:00
- publicidade -
InícioSociedadeEscola Secundária Bordalo Pinheiro vai dar formação para adultos nas freguesias

Escola Secundária Bordalo Pinheiro vai dar formação para adultos nas freguesias

-

O Centro Qualifica da Escola Rafael Bordalo Pinheiro, que está em funcionamento desde o início do ano lectivo, foi inaugurado no passado dia 21 de Março. Esta plataforma de formação para adultos tem como novidade a descentralização dos cursos, que são dados em várias localidades vizinhas.

O Centro Qualifica da escola caldense dispõe de uma equipa de 10 professores formadores e tem já em formação cerca de 130 adultos. O centro dispõe também de serviços técnicos superiores de Psicologia que, num primeiro contacto com os formandos, fazem o reconhecimento e o encaminhamento para as formações que estes necessitam.
O que também constitui uma novidade é a realização de cursos descentralizados, em Alfeizerão, São Martinho do Porto, Nadadouro, Salir de Matos e Santa Catarina. Estes são realizados em parceria com as respectivas juntas de freguesia.
“Com o trabalho e a vida que as pessoas têm, é difícil deslocarem-se às Caldas para fazerem formação”, explicou Maria João Dias, coordenadora do Centro Qualifica.
Esta professora disse que Portugal está ainda longe das metas europeias na formação de adultos. “Temos que andar ainda muitos anos a explicar às pessoas que, além de 12º ou do ensino superior, a qualificação ao longo da vida é fundamental”, concluiu.
Este programa foi lançado no presente ano lectivo e trata-se de uma requalificação do programa de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) lançado pelo governo de José Sócrates e extinto pelo executivo de Pedro Passos Coelho.
A principal novidade desta segunda vida dos programas de validação de competências é que acrescenta a possibilidade de obter formação qualificada, adequando a oferta formativa às necessidades do mercado de trabalho e aos modelos de desenvolvimento nacionais e regionais.
Além do Centro Qualifica da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, existem nas Caldas outro no Cencal e no Cenfim. Na Benedita, a Barafunda, Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social também dispõe de um destes centros. E em Peniche existem mais dois: no Cenfim e na Escola Secundária de Peniche. 

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.