A 28ª edição do Cistermúsica vai mesmo realizar-se este Verão, com medidas de segurança. O festival de música clássica de Alcobaça (que já extravasou largamente as fronteiras do concelho) tem data marcada entre os dias 22 de Julho e 19 de Agosto.

Devido à pandemia a programação teve de ser adaptada e conta sobretudo “com artistas nacionais e com formações de pequena e média dimensão”, mas segundo a organização “manterá a qualidade reconhecida”.

Os diretores artísticos, Rui Morais e André Cunha Leal, dizem mesmo que realizar o festival este ano, “reflecte o espírito de compromisso da instituição produtora, Banda de Alcobaça, com o actual panorama cultural e constitui um sinal de esperança muito relevante no contexto que atravessamos”.

Este ano o Cistermúsica celebra os 500 anos da circum-navegação e os 250 anos do nascimento de Beethoven e, à semelhança das edições anteriores, tem o epicentro no Mosteiro de Alcobaça, mas conta com uma programação “em rede”, que levará concertos a São Pedro de Moel, Universidade de Coimbra e Convento das Bernardas – Museu da Marioneta (Lisboa).

O concerto de abertura está agendado para esta quarta-feira, 22 de Julho, às 21h30, no Mosteiro de Alcobaça, com um concerto comemorativo dos 50 anos de carreira de António Saiote, com o Quarteto Tejo.