Emanuel Cameira é o próximo convidado da sessão do ciclo de poesia Diga 33, que se vai realizar a 21 de Julho, pelas 21h30, na Sala Estúdio do Teatro da Rainha. Neste encontro, o convidado irá conversar sobre temas relacionados com a edição em Portugal e, sobretudo, dará a conhecer a sua editora, Barco Bêbado.
Emanuel Cameira é sociólogo e nesta partilha, que – como habitualmente – será coordenada pelo poeta Henrique Fialho, “tentaremos perceber qual o olhar de um sociólogo sobre a cultura em tempos de pandemia”, explica nota de imprensa sobre o próximo encontro desta iniciativa que se dedica à poesia. Serão lidos poemas de autores como António Cabrita, Paulo da Costa Domingos, Rui Baião e o do surrealista José Manuel Pressler que estão a ser publicados por esta nova editora.
A conversa estará, como sempre, aberta ao público presente.
Com um primeiro livro lançado em Janeiro do ano corrente, a Barco Bêbado “rompeu” o confinamento, já editou o seu quinto título e tem a sexta obra poética já anunciada.
“Tudo isto em pleno estado de emergência ou de calamidade ou de sítio (como preferirem)”, acrescenta a nota. Ao leme desta nova editora está o convidado, Emanuel Cameira (n. 1982) que é professor do ISCTE. Em 2018 a Universidade do Minho atribuiu-lhe o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea.
O seu interesse pela edição ficou patente no tema da tese com que se doutorou: “A &etc de Vítor Silva Tavares: narrativa histórico-sociológica”.
As entradas são livres mas a lotação é reduzida, por causa da pandemia. Como tal, as entradas são condicionadas aos lugares disponíveis e a reserva é obrigatória. O Teatro da Rainha fica na Praça da Universidade, próximo da Biblioteca Municipal.