Turquel vai voltar a ter médico

0
434

Deverá estar para breve a solução para a dificuldade em conseguir consulta no Centro de Saúde de Turquel que na semana passada motivou uma manifestação de cerca de 20 pessoas em frente àquela unidade de saúde.  A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), em resposta à Gazeta das Caldas, garante que “o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte está a ultimar a transferência de uma nova médica de um outro agrupamento de centros de saúde, a qual vai prestar serviço em Turquel”.
A aposentação de um dos médicos que ali prestava consultas deixou 1.600 pessoas sem médico de família. A estas juntam-se ainda cerca de 500 utentes que também já não tinham médico de família. São mais de 2.000 pessoas que “não conseguem consulta, a não ser que venham para a porta do Centro de Saúde às duas ou três da manhã”, queixa-se júlia Carvalho, uma das utentes sem médico assistente.
A ARSLVT diz que “os utentes de Turquel têm três vezes por semana médico de família nesta Unidade. É o esforço possível face à inexistência de médicos de clínica geral em Portugal, problema há muito conhecido e debatido”. Mas os utentes alertam para o facto de o médico que está a substituir o clínico aposentado atender apenas dez doentes na terça à tarde e outros dez nas manhãs de quarta-feira. Situação que já motivou várias reclamações junto da unidade.
Outra queixa prende-se com a falta de condições num edifício que tem quase 20 anos e nunca beneficiou de obras. A ARSLVT diz que na semana passada “iniciou-se a realização de obras de melhoramento do espaço, com vista a dotá-lo de melhores condições para o atendimento dos utentes e trabalho dos profissionais”.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt